1. Observe a imagem da campanha de conscientização disponibilizada pela Polícia Militar:
A partir das ideias retiradas da propaganda, estabeleça as relações de consequência, respondendo às questões abaixo:
a) Se beber não dirija, passe as chaves para o motorista da vez. Por quê?
Porque dirigir alcoolizado pode causar acidentes, além de ser crime, sujeito à multa ou prisão.
b) Identifique suas crianças e oriente-as a procurar um Policial, se necessário. Por quê?
Porque isso ajuda as crianças a encontrarem seus pais ou responsáveis casos elas se percam no meio da multidão.
c) Mantenha-se afastado de brigas e confusões. Por quê?
Porque isso pode causar ferimentos e até mortes.
d) Evite transitar a pé com bolsas, carteiras, telefones celulares e relógios à mostra. Por quê?
Porque isso pode atrair furtos e assaltos.
2. (SARESP- Adaptada): leia o texto:
Qual o impacto ambiental da instalação de uma hidrelétrica?
É um estrago e tanto. Na área que recebe o grande lago que serve de reservatório da hidrelétrica, a natureza se transforma: o clima muda, espécies de peixes desaparecem, animais fogem para refúgios secos, árvores viram madeira podre debaixo da inundação… E isso fora o impacto social: milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zero num outro lugar. [...]
No texto, o autor defende a ideia de que:
a) Os danos causados pela construção de uma hidrelétrica são enormes.
b) A construção de uma hidrelétrica não causa danos ambientais.
c) A construção de uma hidrelétrica não causa impacto social às comunidades.
d) Os danos causados são mínimos e rapidamente superados.
=> O texto já começa respondendo a pergunta do título de modo bem enfático: "É um estrago e tanto".
O autor aponta como consequências de construção de uma hidrelética impactos ambientais e sociais.
3. Leia o texto:
A Gansa e os Ovos de Ouro
Um homem e sua mulher tinham a sorte de possuir uma gansa que todos os dias punha um ovo de ouro.
Mesmo com toda essa sorte, eles acharam que estavam enriquecendo muito devagar, que assim não dava... Imaginando que a gansa devia ser de ouro por dentro, resolveram matá-la e pegar aquela fortuna toda de uma vez. Só que, quando abriram a barriga da gansa, viram que por dentro ela era igualzinha a todas as outras.
Foi assim que os dois não ficaram ricos de uma vez só, como tinham imaginado, nem puderam continuar recebendo o ovo de ouro que todos os dias aumentava um pouquinho sua fortuna.
Não tente forçar demais a sorte.
Fonte: Domínio Público. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf>. Acesso em: 27 maio. 2020.
O camponês e sua esposa foram chamados de tolos porque:
a) Venderam a gansa dos ovos de ouro.
b) Perderam o sustento que haviam garantido.
c) Acharam que a gansa era igual às outras gansas.
d) Mataram a gansa que botava ovos de ouro.
=> O camponês e sua esposa mataram a gansa porque pensavam que ela era feita de ouro, assim como os ovos que ela colocava, mas ela era de carne assim como as outras. Então, eles perderam a fonte da sua riqueza.
4. (SARESP- Adaptada) Leia o texto:
Turismo >>>>> Cultura >>>>> Música
As opções culturais no Estado de São Paulo, em especial na capital, são inúmeras e atendem a todos os gos- tos e bolsos. Há desde exposições e espetáculos ao ar livre, até museus de renome internacional, e teatros que abrigam eventos de enorme sofisticação.
São Paulo acolhe, durante todo o ano, as melhores e mais diversificadas programações culturais, como as mais respeitadas orquestras, óperas, balés, exposições e espetáculos de todo o mundo. A Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado –, considerada referência na América Latina, é uma das principais atrações da cidade. Se você aprecia arte e cultura, venha visitar São Paulo!
O texto publicado pretende:
a) Apresentar a Osesp, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, referência na América Latina.
b) Apresentar as atividades culturais da cidade de São Paulo, atraindo mais turistas.
c) Listar todas as atrações culturais da cidade de São Paulo.
d) Apresentar apenas as atividades com preços acessíveis.
=> A citação a Osesp é apenas um exemplo de atração turística. Além disso, o texto não lista TODAS as atrações culturais nem divulga os preços dessas atrações.
5. (SARESP- adaptada) Leia o texto:
DICAS PARA ESTUDAR
Onde fica a matéria?
A matéria estudada deve estar em toda parte. Fórmulas penduradas, folhetos curtos no banheiro, peque- nos cartazes no quarto.
Aula ajuda!
Demonstre uma parte da matéria para um colega e o colega demonstra a parte dele da matéria para você.
Estudar em equipe anima quando há participação, e um ajuda o outro a não desistir.
Ler e entender.
Leia e entenda o que leu. Só a decoreba não vale muito porque, na hora do exame, dá um branco e a decoreba é a primeira a sumir da mente.
Faça lembretes.
Continue fazendo as colas, os lembretes (não para usá-los na prova, mas como um meio de treinamento).
Para quem não gosta de ler, estudar por meio da cópia é bom. Faça resumos.
O uso de uma linguagem mais coloquial, ou seja, mais próxima da fala, revela que a autora:
a) Não se preocupou com o leitor do seu texto.
b) Desconhece as regras da norma culta da língua portuguesa.
c) Pretende aproximar-se do leitor, facilitando sua compreensão do texto.
d) Utilizou-se de uma língua que não é a língua portuguesa.
=> O uso da linguagem mais coloquial aproxima o texto do leitor, pois torna a leitura mais fácil e agradável, já que utiliza uma forma de falar mais espontânea e próxima da fala.

Nenhum comentário:
Postar um comentário