quarta-feira, 26 de agosto de 2020

TRILHAS DE APRENDIZAGENS 7° ANO - vol 2 (Atividade 1)

TRILHAS DE APRENDIZAGENS 7° ANO - vol 2 (Atividade 1)

ATIVIDADE 1 – Análise de texto: narrativa de aventura

1. Leia o texto a seguir retirado da obra “O filho do caçador e outras histórias – dilema da África, de Andi Rubinstein e Madalena Monteiro.” Após a leitura, você responderá a algumas questões relacionadas ao texto.

a) No conto “Prova de amizade”, a personagem principal, Kamo do Leste, consulta duas velhas sábias antes de viajar. O que as sábias disseram para ele?
A primeira sábia diz para ele não ir ao Oeste; a segunda sábia diz para ele ir, mas que tomasse cuidado para não ficar fora de casa à noite, pois algo terrível poderia acontecer a ele.

b) Podemos afirmar que Kamo do Leste foi teimoso quando decidiu viajar, mesmo depois dos conselhos das velhas sábias? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal.
Sugestão: Sim, pois mesmo a velha que disse que ele poderia ir, alertou-o sobre o perigo que essa viagem representava. Logo, era de se esperar que ele desistisse de viajar.

c) No texto que você leu, o narrador participa como personagem ou apenas conta a história sem participar dela? Copie um trecho do texto que comprove a sua resposta.
O narrador conta a história sem participar dela.
Sugestão de trecho para comprovar a resposta: "Em um pequeno país da África havia dois homens que se chamavam Kamo. Um morava no Leste; e outro, no Oeste."

d) Em vários momentos da história as personagens passam por aventuras, isto é, vivenciam situações de risco. Assinale com um “X” as alternativas que comprovem a afirmativa.
( ) Caminhar durante todo o dia até o anoitecer.
( ) Procurar um abrigo para passar a noite.
(X) Presença de uma imensa serpente venenosa enrolada no corpo do amigo a ponto de matá-lo.
(X) Kamo do Leste tira a faca de sua bainha e desfere um golpe certeiro na cobra.
(X) O sangue da serpente atinge os dois olhos de Kamo do Leste, deixando-o cego.
( ) Kamo do Leste agradece a Kamo do Oeste, mas não o acompanha no passeio à noite.

e) Como vimos, Kamo do Leste empreende uma viagem para o Oeste. Por que ele resolveu fazer essa viagem?
Porque ele desejava conhecer o homem que tinha o mesmo nome que o seu.

f) Como você leu, o gênero aventura pode estar presente em diferentes narrativas ficcionais. Marque um “X” nas afirmações que apresentam característica de uma narrativa de aventura presentes no conto lido.
(X) Locais exóticos e relativamente desafiadores.
(X) Mistura o exagero e o inesperado.
( ) Final feliz.
( ) O local (ambiente) em que acontece a história é comum.
(X) Personagens em viagens.
(X) O leitor desse tipo de história é adolescente ou jovem.
(X) Presença de um companheiro fiel (amigo).
(X) Sucessão de aventuras inesperadas.
(X) As personagens principais, em geral, são jovens.

g) Agora que está bastante familiarizado com o conto, marque numericamente a sequência temporal, ou seja, a ordem dos acontecimentos na história, relacionando as colunas.
(1)
(2)
(3)
(4)
(5)
(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(5) Partem para o Oeste e se tornam grandes amigos.
(7) Kamo do Oeste vai sozinho e é atacado por uma imensa serpente.
(1) Kamo do Leste decide viajar.
(3) Consulta outra velha que lhe aconselha.
(11) Kamo do Oeste volta para casa sem saber qual decisão tomar.
(8) Kamo do Leste decide ajudar o amigo matando a cobra com uma facada, porém o veneno do bicho atinge os olhos do rapaz, deixando-o cego.
(2) Consulta uma velha sábia.
(10) A velha sábia diz que só o sangue do filho de Kamo do Oeste poderá trazer de volta a visão do amigo.
(4) Inicia a viagem até que encontra Kamo do Oeste.
(9) Kamo do Oeste procura a velha sábia do seu povoado para saber o que fazer para que seu amigo torne a enxergar.
(6) Kamo do Oeste convida Kamo do Leste para caminharem juntos à noite.

h) Vimos que uma narrativa se apresenta a partir de alguns elementos que foram trazidos na Trilha de Conhecimentos, de modo sintético, se necessário consulte o trecho sobre esses elementos para fazer a atividade. Depois da consulta, leia os trechos a seguir, localize a situação inicial e o desequilíbrio e destaque-os da seguinte forma:
1. Amarelo – situação inicial
2. Verde – desequilíbrio
3. Azul – desfecho

Agradeço, amigo, mas não posso acompanhá-lo. Antes de empreender esta viagem, consultei uma sábia que me aconselhou a não ficar do lado de fora à noite. Ao aproximar-se da porta, ele viu uma cena horrível: uma imensa serpente venenosa havia se enrolado no corpo do amigo e o apertava com tamanha força que ele mal podia respirar. Caso contrário, algo terrível poderá me acontecer...Não demorou muito, o Kamo do Leste ouviu os gritos do outro pedindo socorro. Ao aproximar-se da porta, ele viu uma cena horrível: uma imensa serpente venenosa havia se enrolado no corpo do amigo e o apertava com tamanha força que ele mal podia respirar...

O Kamo do Oeste voltou para casa meditando sobre essas palavras e sem saber que decisão tomar. O amigo provara sua amizade arriscando a vida para salvá-lo e, por isso, ficara cego. Será que ele deveria também provar sua amizade tirando a vida de seu filho para devolver a visão a tão precioso amigo?

Em um pequeno país da África havia dois homens que se chamavam Kamo. Um morava no Leste; e outro, no Oeste. Eles não se conheciam, mas já tinham ouvido falar um do outro e alimentavam o desejo de um dia se encontrar. Certa vez, o Kamo do Leste considerou que era chegada a hora de empreender uma viagem ao Oeste para conhecer o homem que tinha o nome igual ao seu.

i) O conto inicia-se com a seguinte frase: “Em um pequeno país da África...” Marque com um “x” as alternativas que indicam palavras, expressões ou aspectos culturais desse pequeno país africano retratado na narrativa.
(X) O nome das personagens principais: “KAMO”
(X) Presença de velhas sábias.
( ) A palavra “CABANA”.
( ) Assim como em outras histórias africanas, a “COBRA” é um animal que faz parte desse cenário.
( ) O vocábulo “POVOADO” nos remete a alguns lugares africanos.
(X) Presença de aspectos sobrenaturais e rituais como forma de cultura.

j) Como você observou, no conto “Prova de amizade”, Kamo do Leste desobedeceu ao conselho da velha sábia para salvar a vida do seu amigo. Atualmente, nosso mundo, nosso país, nossa cidade e nosso bairro passam por um momento muito difícil, a luta contra o coronavírus, nosso grande inimigo. Diante dessa situação, que prova de amizade podemos dar às pessoas que amamos? Explique.
Resposta pessoal.
Sugestão: Nesse momento de pandemia, a maior prova de amizade e amor é manter o isolamento e o distanciamento social para evitar a transmissão do novo corona vírus.
Por mais contraditório que parece, ficar distante e não tocar as pessoas é um gesto de carinho nesse momento pelo qual passamos.

k) No trecho: “Arriscando a sorte, o Kamo do Leste foi até lá, desembainhou sua faca e desferiu um golpe certeiro sobre a cobra...” Explique com suas palavras o significado da expressão em destaque.
Possibilidade de resposta: "Arriscando a sorte" remete à ideia de se expor ao risco, ao perigo.

l) Ainda sobre o trecho: “Arriscando a sorte, o Kamo do Leste foi até lá, desembainhou sua faca e desferiu um golpe certeiro sobre a cobra...” a palavra “lá” faz referência:
(X) ao lugar em que acontecia o conflito entre Kamo do Oeste e a cobra.
( ) ao conselho da velha sábia para ele não sair de casa.
( ) à casa do Kamo do Oeste.

m) Observe os verbos retirados do trecho analisado: “Arriscando a sorte, o Kamo do Leste foi até lá, desembainhou sua faca e desferiu um golpe certeiro sobre a cobra...”
Em qual tempo verbal eles se encontram?
( ) Futuro ( ) Presente (X) Passado

n) Retire, do conto Prova de Amizade, um trecho que comprove o uso dos verbos no tempo que você escolheu na questão anterior:
Possibilidade de resposta: "Antes, porém, consultou uma velha sábia, que, ao escutar seus planos, o aconselhou"

o) Explique, à sua maneira, por que nas narrativas a maior parte dos verbos apresenta-se no passado.
É comum o emprego de verbos no passado em narrativas porque são contados fatos já acontecidos por alguém em um período determinado.

p) Observe o trecho: “... antes, porém, consultou uma velha sábia, cujo conselho foi:”As autoras do conto utilizaram a expressão em destaque com a intenção de:
( ) desvalorizar as pessoas idosas, por isso a palavra velha.
(X) valorizar a sabedoria das pessoas mais velhas, retratando no conto, o quanto os países do continente africano valorizam os idosos.

q) Ainda analisando o termo “velha sábia”: É correto afirmar que, de acordo com o seu sentido, adquirimos sabedoria com o passar do tempo? Justifique a sua resposta.
Sim, essa expressão sugere exatamente isso: a sabedoria dos mais velhos. Porque são pessoas mais experientes e que aprenderam muito com os acontecimentos que viveram.

r) Observando o momento atual, nossa luta contra a pandemia do coronavírus, você acha que nossos idosos estão sendo tratados com respeito? Explique.
Resposta pessoal.
Sugestão: Reflita sobre como o governo vem tratando os idosos. Houve várias declarações do governo sugerindo que não há o que fazer, que os mais velhos vão morrer mesmo, que o principal era preservar os mais jovens, etc. Então, talvez o governo não esteja muito interessado em proteger essas pessoas, pois seria uma forma de diminuir gastos com saúde e previdência.

s) Ao final do conto, Kamo do Oeste passa a viver um dilema, pois precisa fazer uma escolha difícil: matar o filho, passar o sangue dele nos olhos de Kamo do Leste para que o amigo volte a enxergar.
Se você estivesse no lugar do Kamo do Oeste, qual seria a sua decisão?
Resposta pessoal.
Sugestão: Você vai refletir sobre o que é mais importante para você: salvar a visão de um amigo ou a vida de seu filho. (sinceramente, para mim, não há dúvida: é óbvio que escolheria meu filho).

t) Para finalizarmos o nosso trabalho com esse conto cheio de aventuras, surpresas e decisões a ser tomadas, você fará uma última atividade que indicará a sua compreensão sobre o enredo de um conto!
Como você observou, as autoras, deixam um final aberto, fazendo uma pergunta, levando o leitor a refletir.
Agora, você fará o papel de autor do conto Prova de amizade e criará um final para essa história!
Coloque-se no lugar da personagem Kamo do Oeste e escreva qual foi a decisão dele e como isso aconteceu! Escreva um parágrafo conclusivo, propondo um possível desfecho para o conto.
Resposta pessoal.
> A história vai depender da sua escolha.
Particularmente, eu optaria por salvar meu filho. Então, a conclusão da história poderia ser:
"Kamo do Oeste refletiu bem e chegou a conclusão de que NÃO iria matar seu filho para devolver a visão ao amigo. Apesar de gostar muito de Kamo do Leste, ele não seria capaz de tamanha grandeza! E afinal de contas Kamo do Leste poderia viver razoavelmente bem sem a visão. Por outro lado, viver com a lembrança da morte de um filho (e pelas próprias mãos do pai) é algo impossível de aceitar.
Kamo do Leste entendeu a decisão de Kamo do Oeste e a amizade dos dois resiste até hoje."

3 comentários: