AAP - LÍNGUA PORTUGUESA - 9° ANO - 2° BIMESTRE DE 2020
Questão 01 - O uso das aspas na palavra “racionais” na reflexão do pássaro expressa:
(A) um destaque na palavra que está escrita incorretamente.
(B) uma marcação para representar uma palavra estrangeira.
(C) uma crítica sobre a ação do homem no meio ambiente.
(D) um estranhamento por reproduzir a fala dos animais.
=> As aspas foram usadas para expressar ironia e uma crítica ao comportamento dos homens.
O uso das aspas em "racionais" quer dizer que o personagem não considera os homens de fato racionais, pois têm um comportamento destrutivo e irresponsável em relação ao meio ambiente.
Questão 02 - As pulgas são prejudiciais à saúde, pois:
(A) são insetos sem asas.
(B) estão no mundo inteiro.
(C) são vetores biológicos de bactérias.
(D) estão em diferentes estágios da vida.
=> O trecho do texto que comprova a resposta: "As pulgas são prejudiciais à saúde por dois motivos: são ectoparasitas e vetores biológicos de bactérias."
Questão 03 - É uma característica do gênero de divulgação científica:
(A) o uso de verbo na 3ª pessoa para marcar impessoalidade.
(B) o emprego de linguagem informal para aproximar-se do leitor.
(C) a presença de uma moral em defesa dos bons costumes.
(D) a utilização de figuras de linguagem como a ambiguidade.
=> Um texto de divulgação científica deve ser impessoal, ou seja, não pode ter verbos na 1ª pessoa nem subjetividade e opiniões. Deve-se usar termos técnicos e a linguagem deve ser clara e objetiva, sem marcas de informalidade nem duplo sentido.
Questão 04 - O tema do texto é:
(A) o faturamento de lojas virtuais com o uso de imagens.
(B) o uso da imagem de alguém sem a devida autorização.
(C) o aumento de mensagens maldosas nas redes sociais.
(D) o compartilhamento de fotos de crianças na Internet.
=> O texto gira em torno da preocupação de uma moça, que virou meme quando criança, ao descobrir que sua imagem estava sendo usada por lojas dos EUA para estampar camisetas.
O título ("Quero que lojas parem de faturar com minha foto que virou meme") já antecipa o assunto.
Questão 05 - No caso do rompimento da Barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, o autor argumenta que:
(A) faltou investimento em educação pública para que a tragédia fosse evitada.
(B) foi a empresa mineradora a única responsável pelo desastre ocorrido.
(C) houve reincidência de um crime, cuja responsabilidade é do poder público.
(D) ocorreu negligência por parte das pessoas que moravam perto da barragem.
=> O autor cita o poder público (as autoridades que exercem cargo público, os políticos e a justiça) como responsável pela tragédia em Brumadinho, não apenas a empresa mineradora.
Além disso, afirma que isso não é a repetição de uma tragédia, mas sim de um crime. Logo, houve reincidência de um crime.
Questão 06 - O verbo no imperativo no texto permite inferir que:
(A) o verão chegou e deve ser aproveitado nas praias.
(B) manter-se longe do trânsito faz bem para o verão.
(C) o celular deve ser utilizado durante toda a estação quente.
(D) combinar trânsito e celular pode ser ruim para o seu verão.
=> No verão, as pessoas costumam viajar, principalmente para praias, e passam horas dirigindo. Assim, a campanha, organizada pelo Detran, pede para os motoristas "ficarem off", ou seja, desligarem o celular enquanto dirigem para garantir a segurança de todos.
Combinar trânsito e celular pode causar acidentes e atrapalhar a tão sonhada férias no verão.
Questão 07 - A finalidade do texto é:
(A) incentivar a doação de brinquedos.
(B) motivar a adoção de crianças abandonadas.
(C) chamar a atenção ao abandono de brinquedos.
(D) estimular as pessoas a comprarem brinquedos.
=> O texto da campanha deixa implícito o pedido para que as pessoas doem brinquedos para crianças carentes.
Questão 08 - O efeito de sentido provocado pelo uso repetido de consoantes é:
(A) a representação do movimento das ondas.
(B) o efeito sonoro do mar nas rochas.
(C) a força intensa das águas do mar.
(D) o ritmo acelerado das ondas.
=> Lendo o poema em voz alta, você notará que a repetição das consoantes "n" e "d" sugerem o movimento de vai e vem das ondas do mar. As sílabas com "n" são pronunciadas com mais intensidade; as sílabas com "d" são mais fracas. Assim, temos a sugestão do sobe e desce das ondas.
"a ONda ANda aONde ANda a ONda"
Questão 09 - Segundo o anúncio,
(A) a televisão influencia negativamente o pensamento.
(B) os livros possibilitam o progresso da sociedade.
(C) os computadores podem dar voz a diversos livros.
(D) a história é silenciada nos meios de comunicação.
=> O anúncio diz que os livros são essenciais para que a história e a literatura ganhem "voz", para que a ciência avance e para que o pensamento não se "fossilize" (torne-se obsoleto e pouco desenvolvido).
Portanto, os livros são essenciais para o progresso da sociedade.
Questão 10 - Em “[...] a literatura é muda”, há o efeito de sentido de que:
(A) os autores de literatura deixam de escrever suas histórias.
(B) a literatura muda com o tempo, se transforma em algo novo.
(C) os saberes param de ser construídos, ficam paralisados no tempo.
(D) a literatura é como a voz de um povo, sendo transmitida pelos livros.
=> Se é a literatura é a forma de um escritor expressar o modo de viver, os pensamentos e os anseios de um povo, quando ela se torna muda, significa que o povo perdeu uma voz, que é transmitida por meio dos livros.
Questão 11 - O Texto I e o Texto II se relacionam, pois:
(A) reconhecem que há debates polêmicos desrespeitosos.
(B) contestam os argumentos sobre a liberdade de expressão.
(C) criticam a intolerância das pessoas que utilizam redes sociais.
(D) contemplam uma questão social sobre ausência da tolerância.
=> Tanto o texto I quando o texto II discutem a intolerância e a liberdade de opinião, no entanto o texto II não apresenta elementos referentes à internet e às redes sociais. Por isso, o item C não pode ser marcado.
Questão 12 - No Texto I, para tratar da intolerância e preconceito na 𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑒𝑡, o autor utiliza o argumento de que:
(A) “Não gosta de alguma cantora? Muita gente concorda, assim como não curte música sertaneja ou samba.”.
(B) “As redes sociais são, provavelmente, o elemento mais poderoso da era atual em termos de comunicação.”.
(C) “Em menos de duas décadas, a massificação da internet uniu pessoas em diferentes cidades, diferentes estados, em longínquos países.”.
(D) “Essa consciência, conforme Durkheim, é responsável por valores morais e sentimentos comuns, mais ainda: define aquilo que temos como certo ou errado.”.
=> O argumento é a parte do texto que explica a ideia central. Então, por que as pessoas são intolerantes e preconceituosas na internet, chegando a xingar e atacar pessoas? A resposta é o argumento: porque há uma consciência coletiva que determina valores morais e sentimentos comuns, definindo aquilo que temos como certo ou errado, segundo o filósofo Durkheim.
Questão 13 - Percebe-se com os efeitos gráfico-visuais que:
(A) a ideia de explosão indica que o energético pode ser prejudicial à saúde das pessoas.
(B) a palavra “𝑒𝑛𝑒𝑟𝑔𝑦” e as cores utilizadas reforçam o sentido de ganho de energia.
(C) a proposta é de um baixo consumo de energia devido às cores neutras.
(D) a imagem remete a uma viagem interplanetária em busca de energia.
=> Os recurso gráficos do anúncio sugerem uma explosão, que pode ser associada ao ganho de energia obtido por quem consome o produto anunciado (que é um suplemento alimentar).
Questão 14 - A ironia está no fato:
(A) da substituição da troca de alianças por uma atualização de status nas redes sociais.
(B) da contradição entre a fala do padre e a atitude dos recém-casados.
(C) dos noivos atualizarem seus perfis nas redes sociais.
(D) de manter a tradição dos votos matrimoniais.
=> O casamento foge totalmente do tradicional pelo fato de os noivos atualizarem o status na rede social ainda no altar, em vez de trocarem as alianças, como um sinal de conclusão e confirmação dos votos de casamento.
Questão 15 - A relação entre o texto verbal e a imagem possibilita:
(A) compreender o quanto urgente é reciclar.
(B) entender que é preciso ajudar o próximo.
(C) perceber que é importante falar o necessário.
(D) evitar o uso de termos como “bla bla bla”.
=> A expressão "bla bla bla..." usada na imagem sugere uma fala com excesso de palavras e escassez de conteúdo. Ou seja, alguém que fala muito, mas diz pouco.
Assim, acaba-se por falar muita besteira, coisa sem importância, "lixo", como sugere a lixeira que recebe todo esse "bla bla bla...".
A imagem defende, então, que é preciso falar apenas o necessário.
Questão 16 - Ao ler o texto é possível perceber que é uma divulgação científica, pois utiliza:
(A) vocabulário específico da área médica para apresentar novas descobertas ao corpo clínico.
(B) linguagem clara para passar o conhecimento científico para o público em geral.
(C) oralidade para disseminar assuntos sobre doenças contagiosas entre a população.
(D) linguagem técnica científica para disseminar as pesquisas desenvolvidas nas Universidades.
=> Um texto de divulgação científica tem por objetivo falar com um público leigo, que não está familiarizado com certos termos técnicos e teorias científicas. Assim, o texto precisa ser claro e possuir uma linguagem acessível (mas sem informalidade ou coloquialismos) para que o leitor comum possa entendê-lo.
O autor deve "traduzir" certos termos e conceitos para facilitar a compreensão do público em geral.
muito obrigado ;)
ResponderExcluirmuitoo obgg
ResponderExcluirSem palavras! Que deus o Abençoe muito obrigado
ResponderExcluirMuito obrigado
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