TRILHAS DE APRENDIZAGENS ENSINO MÉDIO - Vol 2 (Atividade 1)
ATIVIDADE 1 – Leitura e análise de textos
1. Na segunda estrofe do poema “O autorretrato”, o eu lírico estabelece uma relação entre passado, presente e futuro. Quais termos foram utilizados para demonstrar tal relação?
São os termos "lembrança" (passado), "existem" (presente) e "existirão" (futuro).
2. Na primeira estrofe desse mesmo poema, é criada uma linguagem simbólica por meio dos elementos da natureza nele citados. Na sua opinião, que ideias o eu lírico quis representar a partir de elementos como “nuvem” e “árvore”?
Resposta pessoal.
Sugestão: Provavelmente, ele quis demonstrar a oposição presente em seu estado de espírito, em seu próprio ser. Por contraste, "nuvem" se refere à fragilidade, inconstância, inconsistência; já "árvore" remete à firmeza, solidez, resistência.
3. Analise, com as suas palavras, “O autorretrato”. Coloque-se no lugar do eu lírico e explique que mensagem ele desejou transmitir com este poema.
Resposta pessoal.
Sugestão: O poema "O autorretrato" trata da dificuldade que é se definir, de construir sua própria imagem, de se autorretratar, pois as pessoas são inconstantes, mudando o tempo todo e apresentando diferentes "imagens".
4. “Eu”, poema de Florbela Espanca, é um soneto. Indique os elementos que nos permitem caracterizá-lo como tal.
O poema possui 14 versos, distribuídos em dois quartetos e dois tercetos.
Além disso, o poema apresenta versos decassílabos (10 sílabas poéticas) e um esquema de rimas ABBA ABBA CDC EDE.
5. Elementos autobiográficos estão bastante presentes na obra da portuguesa Florbela Espanca; obra esta que, marcadamente, tematiza os sentimentos humanos. O poema “Eu”, por exemplo, traz como tema a melancolia. Destaque, nele, trechos que evidenciem características de um sentir melancólico, explicando-os.
Sugestão:
"Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida"
> Nesse trecho, há termos que remetem à escuridão, desilusão e melancolia do eu lírico, como "sombra, "névoa", "amargo", "triste", "morte" e "incompreendida".
6. Que sentimentos a leitura deste poema desperta em você? Houve algum momento em que você já se sentiu como ela? Explique.
Resposta pessoal.
Dica: Note que o eu lírico do poema se sente perdido, sem saber para onde ir nem como se definir. Está em busca de alguém e de ser compreendida, por isso se sente triste, melancólica, desiludida e desesperada. Então, reflita se você se sente ou já se sentiu assim também.
7. Você tem refletido sobre si mesmo(a) durante este período de isolamento? Houve algum processo de autoconhecimento gerado pelo momento vivido? Foi possível chegar a algumas conclusões? Se sim, quais?
Resposta pessoal.
8. No poema “Contranarciso”, Paulo Leminski traz a empatia como fator importante ao autoconhecimento. Localize, no texto, os trechos que mostrem isso.
"em mim eu vejo o outro"
"eu estou em você / eu estou nele / em nós / e só quando / estamos em nós / estamos em paz"
9. O mesmo poema de Leminski traz, em seu título e em seu texto, uma contraposição ao mito grego. Você sabe qual? Pesquise o mito em questão e explique a contraposição presente em ambos.
É o mito de Narciso.
A contraposição presente no poema e no mito é em relação ao eu e ao outro.
Narciso se apaixona pela própria imagem refletida num lago e não consegue enxergar mais nada além de si. É um exemplo de egocentrismo e falta de empatia.
10. Você concorda que conhecer o outro ajuda a conhecer a si mesmo? Explique seu posicionamento.
Resposta pessoal.
Sugestão: Sim, conhecer o outro ajuda a conhecer a si mesmo, pois o ser humano é um ser social, que só pode se realizar completamente por meio da convivência com o outro. Logo, conhecendo o outro, podemos entender melhor nós mesmos.
11. O mesmo autor, no poema “Incenso fosse música”, transmite uma mensagem. Você consegue identificar qual é?
A mensagem é de que os sonhos podem nos levar a ser algo muito além daquilo que esperávamos.
12. No poema “O adolescente”, de Mario Quintana, há o uso de diversas expressões em sentido figurado. Identifique-as e registre em seu caderno.
"o jovem felino seguir para a frente farejando o vento / ao sair, a primeira vez, da gruta"
(metáfora do jovem como uma fera)
"as folhas contam-te um segredo" (personificação das folhas)
"A vida é nova e anda nua /— vestida apenas com o teu desejo" (personificação da vida)
13. Na opinião do eu lírico, o que o medo faz com as pessoas? Você concorda com isso? Já teve alguma experiência nesse sentido? Se sim, relate-a.
O medo paralisa e gela as pessoas, tornando-as estátuas subitamente. Por outro lado, para os jovens o medo parece ser algo fascinante, que produz desejo e curiosidade.
> As outras questões requerem respostas pessoais.
14. O mesmo eu lírico compara o jovem a um felino. Você concorda com tal comparação? Que características perceptíveis nos jovens o fazem relacioná-lo a um felino?
Resposta pessoal.
Sugestão: Sim, os jovens se assemelham um pouco aos felinos, devido à coragem, força e obstinação com que encaram a vida, parecendo que não têm medo de nada.
15. Nos versos “Cumplicemente, / as folhas contam-te um segredo / velho como o mundo:”, que ideia o eu lírico desejou expressar?
O eu lírico está falando da cumplicidade.
Talvez o eu lírico esteja se colocando como um confidente do adolescente e pretenda lhe dar conselhos sobre a vida.
16. Qual a mensagem transmitida pelo poema aos jovens? Você concorda com ela?
A mensagem é de que os jovens devem enfrentar a vida sem medo (medo de errar, de enfrentar novas situações), pois a vida é nova para eles, ou seja, eles estão apenas começando a viver e há um mundo de possibilidades à sua espera.
17. “O sentido dos gestos. O sentido dos produtos. O sentido do ato de existir. / Me recuso a viver num mundo sem sentido.” Neste trecho do poema “Buscando o sentido”, o eu lírico ressalta que, para ele, só faz sentido viver no mundo caso esse faça sentido. Como você compreende esta afirmação? Concorda com ela? E para você, o mundo faz sentido?
Resposta pessoal.
Sugestão: Podemos entender que, para o eu lírico, as coisas que existem precisam ganhar um sentido, uma razão de existir, para pudermos viver plenamente. Caso contrário a vida pode não valer a pena.
18. No poema “O morto”, é relatada a experiência de ter acordado em um “mundo estranho e louco...”. Na sua opinião, seria possível estabelecer relação com a situação de quarentena que estamos vivenciando? Comente sobre esta possível relação.
Resposta pessoal.
Sugestão: Sim, o mundo no qual estamos durante a quarentena parece mesmo um mundo estranho e louco, pois tivemos que adotar hábitos completamente novos e esquisitos, como uso de máscaras, isolamento, distanciamento social, trabalho e estudos exclusivamente pela internet, etc.
19. Os poemas “Congresso Internacional do Medo” e “Ofertas de Aninha (Aos moços)” falam de coisas que, a princípio, parecem opostas: o medo e a esperança. Você concorda com tal oposição? Discorra sobre o assunto, explicitando o seu ponto de vista.
Resposta pessoal.
Sugestão: Sim, o medo e a esperança são sentimentos opostos realmente, pois o medo paralisa e afasta as pessoas, já a esperança move-as e aproxima-as. O primeiro é um sentimento triste e opressor; o segundo é um sentimento alegre e que deseja o bem.
20. No poema “Ofertas de Aninha”, quem são os “moços” a quem o eu lírico se refere?
Provavelmente, os "moços" sejam os jovens, os idealistas, que ainda acreditam na mudança e que podem construir um futuro melhor.
21. Leia e compare o poema de Drummond ao de Cora Coralina. Analise, em ambos, os sentimentos neles expressos. Escreva uma carta a alguém que somente a lerá em um futuro distante. Relate sobre o período em que estamos vivendo, tematizando os sentimentos expressos pelos poemas e os seus quanto ao isolamento social. Informe também sobre as consequências que a quarentena gerou na sociedade brasileira.
Resposta pessoal.
> Você vai produzir uma carta para alguém que só a lerá no futuro, depois de passado esse período de isolamento social.
Nessa carta, você vai contar como era o sentimento geral das pessoas em relação a esse momento. Descreva o medo, a incerteza, o desespero, mas também a esperança, a solidariedade e a resistência apresentada para superar esse momento difícil.
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