quinta-feira, 13 de agosto de 2020

CADERNO DO ALUNO - 7° ano - 3° bimestre - PORTUGUÊS (SÃO PAULO FAZ ESCOLA)

CADERNO DO ALUNO - 7° ano - 3° bimestre - PORTUGUÊS (SÃO PAULO FAZ ESCOLA)

ATIVIDADE 1 – AMPLIANDO O OLHAR
1. No texto, a palavra ótica aparece enumerada quatro vezes. Retome a leitura, levante hipóteses sobre os significados e enumere os trechos nos quais ela aparece com o sentido de
(2) ilusão criada a partir do olhar.
(4) lugar específico.
(1) perspectiva ou ponto de vista particular.
(3) objeto ou método relacionado à visão.

2. Compare com seus colegas as respostas dadas no exercício 1, a fim de verificar se suas hipóteses se confirmam. Resposta pessoal.

3. A palavra ótica pode ainda aparecer em outros contextos. De forma resumida, atribua definições para:
• Fibra ótica = filamentos flexíveis feitos de vidro e revestidos com plásticos usados para transmitir dados digitais
• Leitura ótica = técnica de leitura e digitalização de imagens e documentos

4. Um dos possíveis significados relacionados à palavra ótica está na questão da perspectiva específica, de um olhar direcionado. Observe as fotos a seguir.
• Quais significados você poderia atribuir a elas?
• O que cada uma delas enfatiza?
Respostas pessoais.
Sugestões de respostas:
I - significados possíveis: o poema pode representar o que se sente o homem da foto / pode haver poesia em meio à crueldade da cidade
enfatiza a figura humana e a mensagem pichada na parede, ambos na cor azul
II - significados possíveis: a imagem de um alagamento pode ganhar beleza dependendo da forma como se vê enfatiza o alagamento e as consequências disso para veículos e pedestres
III - significados possíveis: o crescimento das cidades e a diminuição da presença da natureza
enfatiza as construções da cidade, que parecem "diminuir" ainda mais as pessoas

5. Retome as anotações feitas no exercício 4 e compartilhe com seus colegas. Todos têm a mesma perspectiva sobre as fotos? Discutam a respeito das possibilidades elencadas por vocês. (responda oralmente)

6. É possível atribuir um só tema para as três imagens? Por quê?
Sim, porque as três imagens retratam pessoas em interação com o espaço urbano.

7. É possível relacionar as imagens à foto escolhida para ilustrar o Texto 1?
Sim, pois a foto que ilustra o texto I também retrata o espaço urbano da cidade de São Paulo, mostrando as construções, as pessoas e suas interações com o lugar onde vivem.

8. Uma mesma imagem, ou texto, pode ter diferentes significações, assim como as palavras. Observe os depoimentos a seguir:
“É uma excelente oportunidade de encontro entre os apaixonados por fotografia, e também para que os profissionais da área tenham acesso às novas tecnologias a serem desenvolvidas”. (Marcelo Pereira)
“Fotografia me encanta. A forma como ela pode nos tocar, despertar emoções e sentimentos. Sempre me emociono quando falo disso. E olha só, até embacei os óculos, aliás, preciso procurar uma ótica para trocar as lentes. Quando a Mostra começar, quero poder enxergar tudo direitinho.” (Cintia Novaes)

Os dois depoimentos tratam do mesmo evento, a Mostra OlharSP. O que os diferencia?
O primeiro depoimento foca nas novas tecnologias da fotografia; o segundo, foca no lado subjetivo da fotografia, ou seja, no encanto, nas emoções e nos sentimentos que ela produz.
Quais as expectativas de cada um dos autores dos depoimentos?
A expectativa do primeiro é aprender novas técnicas de fotografia; a do segundo, é se emocionar.

 ATIVIDADE 2 – OLHARES SOBRE A MÍDIA DIGITAL
1. Antes de efetuar a leitura do texto a seguir, reflita: Respostas pessoais. Não precisa escrever. É só para refletir sobre as perguntas.
a) O que são likes e views? As pessoas são mesmo capazes de tudo para consegui-los?
likes = reações de "gostei" recebidas por um conteúdo digital
views = visualizações recebidas por um conteúdo digital
Algumas pessoas, sim, são capazes de tudo para conseguir likes e visualizações, produzindo manchetes sensacionalistas, produzindo conteúdo ofensivo ou de baixa qualidade, etc.

b) Você participa ou participaria de alguma rede social? Se participa, justifique.
Resposta pessoal.

c) O que sugere a expressão “mídia nebulosa”?
"Mídia nebulosa" sugere um veículo de comunicação (TV, jornal, rádio, site, etc) que não é claro, isento, ético e respeitoso com o público e entrevistados.

d) É possível um meio de comunicação ser “nebuloso”?
Sim, se um meio de comunicação não é claro e isento e não age de forma ética e respeitosa, é nebuloso.

2. Agora, leia o texto a seguir.
Texto 2
O desastre de Brumadinho1 e a mídia nebulosa
Texto 3
BrumaDor

Após a leitura dos textos, responda às questões.
1. Os Textos 2 e 3 fazem menção ao mesmo evento, com perspectivas diferentes, porém ambos remetem aos mesmos valores humanos. Que valores são esses?
Os valores são respeito, solidariedade com o sofrimento alheio, empatia, ética.

2. O que o título do poema (Texto 3) pode significar?
O título "BrumaDor" pode significar a dor que cobre a cidade de Brumadinho, mas também remete ao esquecimento (representado pela bruma) dessa dor. É preciso não esquecer dessa tragédia.

3. O Texto 2 faz uma crítica à maneira como alguns veículos de comunicação trataram a tragédia ocorrida em Brumadinho. Que crítica é essa?
A crítica é sobre a cobertura desastrosa de alguns meios de comunicação, que exploram a dor humana, e exaltam a intensidade das emoções, sem se preocupar em ser ético e respeitoso com o entrevistado.

4. Preencha o quadro a seguir com informações referentes ao Texto 2:
Título: O desastre de Brumadinho e a mídia nebulosa
O que aconteceu? rompimento da barragem de Brumadinho, causando centenas de mortes
Onde aconteceu o fato? na vila de Brumado Velho, em Minas Gerais
Com quem? com os funcionários da mineradora e com os moradores da região
Como? a barragem não suportou o volume de resíduos e se rompeu
Por quê? porque a mineradora não seguiu as normas de segurança e os fiscais não cumpriram com seu dever
Quem são os envolvidos? a mineradora Vale e seus funcionários, além dos moradores da região
Quando ocorreu? em fevereiro de 2019

5. Utilizando os elementos que você elencou na questão 4, escreva um parágrafo resumindo o texto lido. Não se esqueça de revisar seu texto para que ele fique adequado à norma-padrão.
Sugestão:
"Em fevereiro de 2019, a barragem de Brumadinho se rompeu deixando centenas de mortos, entre funcionários da mineradora Vale e moradores da região.
A barragem da vila de Brumado Velho, em Minas Gerais, se rompeu porque não suportou o volume de resíduos. A mineradora responsável era a Vale, que não vinha seguindo as medidas de segurança e não foi punida corretamente pela fiscalização do Estado."

6. A perspectiva utilizada no poema “BrumaDor” é a mesma de “O desastre de Brumadinho e a mídia nebulosa”? Comente.
O poema "BrumaDor" foca na dor causada pela tragédia e na expectativa de que ela não seja esquecida. Já o texto "O desastre de Brumadinho e a mídia nebulosa" foca na cobertura desastrosa e sensacionalista feita pela imprensa. Mas ambos destacam que é importante não esquecer essa tragédia para que ela não ocorra novamente.

7. Observe o trecho do Texto 2:
“Que mais este evento, o qual demonstra claramente o quanto o fator humano ainda
é desconsiderado neste país, não caia nas brumas do esquecimento, não seja envolto
em nevoeiros e se perca em meio a tantas novidades e notícias que nos bombardeiam
diariamente. Buscar audiência com a tragédia alheia não é novidade em nossos meios
de comunicação. O que precisa ser novo é nosso olhar crítico e cidadão em solidariedade às vítimas, e em indignação e luta para que outros eventos dessa natureza nunca mais ocorram.”
É possível relacioná-lo ao Texto 3? De que forma? Há uma relação de diálogo entre eles? Justifique sua resposta.
Sim, esse trecho se assemelha com a perspectiva de não esquecimento da tragédia presente no texto 3.

8. Releia o trecho:
“Segundo dados amplamente divulgados pela imprensa brasileira e mundial, o rompimento da Barragem de Fundão é considerado o maior desastre industrial do mundo envolvendo barragens de rejeitos, com um volume total despejado de aproximadamente 62 milhões de metros cúbicos. Também foi o responsável pelo maior impacto ambiental da história brasileira. O que ocorreu em Brumadinho não terá o mesmo dano à natureza, porém o número de mortos é superior ao de Mariana.”
No trecho, o autor não cita as fontes que utilizou para embasar seu argumento. Cheque se realmente a informação é procedente. Sua pesquisa deve ter como foco desastres industriais envolvendo barragens de rejeitos.
Na verdade, o desastre ocorrido em Brumadinho afetou uma área menor que a afetada pelo desastre de Mariana, mas o impacto ambiental é enorme também.
Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/brumadinho-entenda-os-danos-ambientais-causados-pela-tragedia

9. Após a pesquisa realizada na questão 8, produza um parágrafo utilizando os dados que você checou, citando corretamente as fontes. Não se esqueça de revisar seu texto para que ele fique adequado à norma-padrão.
Sugestão:
"O rompimento da barragem do Fundão afetou uma área menor à afetada pelo desastre ocorrido em Mariana, no entanto o impacto ambiental é enorme nos dois casos, segundo a UFMG (Universidade Federal de Mias Gerais).

10. O Texto 2 é um texto de opinião, já o Texto 3 é um poema. Anote no quadro a seguir as características de cada um.
Características dos gêneros textuais  
Texto de opinião: presença de opinião e argumentos para embasá-la; temas relevantes; linguagem segue a norma-padrão; estrutura dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão
Poema: estruturado em versos; presença de eu lírico; subjetividade; temas pessoais; emoção; recursos estilísticos; preocupação estética  

ATIVIDADE 3 – O OLHAR DE ANTIGAMENTE – 1ª PARTE
1. Para discutirmos algumas dessas questões, leia o texto abaixo.
Texto 4
O rádio de ontem e sempre

2. A seguir, você verá um anúncio publicitário de uma rádio muito famosa, que funcionou de 1926 a 1965, e foi responsável por lançar grandes talentos da época, como Emilinha Borba, Carmen Miranda e Chico Anysio. Ser artista de rádio nessa época equivalia a ter o sucesso que muitos influenciadores digitais possuem nos dias de hoje.
Texto 5
Anúncio publicitário da Rádio Mayrink Veiga. Revista Cinearte. Julho de 1938

3. Após a leitura, responda às questões:
a) Você segue ou conhece algum influenciador digital?
Resposta pessoal.
b) Há muitas palavras em itálico no texto por serem de origem estrangeira. Relacione-as, pesquisando seu significado.
internet = rede mundial de computadores que troca conteúdos de modo virtual
likes = curtidas (sinais de "gostei")
webcelebridades = celebridades da internet
Youtube = canal de compartilhamento de vídeos
youtubers = produtores de conteúdo do Youtube
digital influencers = influenciadores digitais
on-line = conectado à internet ("na linha")

c) O anúncio utilizado no texto provoca algum estranhamento?
Sim, algumas palavras estão escritas de modo diferente de como geralmente as escrevemos.

d) Por que as palavras “programmas” e “estrellas” estão escritas desta forma?
Porque essa era a forma de escrita na época do anúncio.
Com a mudança na gramática, hoje usamos "programas" e "estrelas".

ATIVIDADE 4 – O OLHAR DE ANTIGAMENTE – 2ª PARTE
1. Faça uma pesquisa referente ao surgimento dos veículos de comunicação listados a seguir e preencha o quadro.
Jornal impresso
>Principais características: uso de papel imprensa, linguagem jornalística, publicação diária, conteúdo variado (notícias, reportagens, opiniões, anúncios, classificados, etc)
>Ano de surgimento e inventor: 1447, por Johann Gutemberg

Revista impressa
>Principais características: uso de papel couche, linguagem jornalística, publicação semanal ou mensal, conteúdo pode ser jornalístico ou de entretenimento
>Ano de surgimento e inventor: 1663, por Johann Rist 

Rádio
>Principais características: uso de linguagem oral apenas; linguagem simples, direta, próxima da realidade do ouvinte; agilidade; grande alcance; baixo custo de produção; conteúdo variado, com foco em notícias e reprodução de músicas
>Ano de surgimento e inventor: 1896, por Guglielmo Marconi

Cinema
>Principais características: mistura de linguagem oral, visual e escrita; o suporte é a câmera; o conteúdo são histórias reais ou fictícias; a produção é de alto custo; o público alvo é variado e abrangente
>Ano de surgimento e inventor: 1895, pelos irmãos Lumière.

Televisão
>Principais características: possui características semelhantes às do cinema, com a diferença que tem um ritmo de produção mais acelerado e de menor qualidade, pois apresenta programas de diferentes formatos e conteúdos 24 horas por dia
>Ano de surgimento e inventor: 1926 ou 1928, por John Logie Baird

Internet
>Principais características: rapidez na obtenção de informações; grande disponibilidade de conteúdo; interatividade; união de vários tipos de mídias (texto, imagem, vídeo, link, etc); armazenamento de conteúdo
>Ano de surgimento e inventor: 1969, pela Agencia de Pesquisas Avançadas (ARPA) dos Estados Unidos.

 2. Agora, em grupos, escolham duas pessoas de idades diferentes (um jovem de sua idade e um adulto de 50 anos, por exemplo) para entrevistar, levando em consideração os veículos de comunicação pesquisados.
Resposta pessoal.
Você vai realizar uma entrevista e depois preencher as tabelas do caderno. 

ATIVIDADE 5 – O FUTURO DO OLHAR
1. Como observamos na Atividade 2, em janeiro de 2020, completou-se um ano da tragédia ocorrida em Brumadinho. O quadro a seguir traz manchetes de jornais da época que trataram da questão. Após a leitura, anote qual impressão cada uma delas causa em você e levante hipóteses sobre a intencionalidade de terem sido escolhidas como manchete.
Respostas pessoais.
Sugestão:
MANCHETE: Pesadelo revivido               
IMPRESSÃO CAUSADA: constatação de que algo terrível voltou a acontecer
HIPÓTESES: demonstrar o horror que voltou a acontecer em Minas

MANCHETE: Quantas vezes ainda?
IMPRESSÃO CAUSADA: indignação pela repetição da tragédia
HIPÓTESES: demonstrar o absurdo que é a repetição dessa tragédia

MANCHETE: Luto e medo em Minas
IMPRESSÃO CAUSADA: tristeza e insegurança 
HIPÓTESES: demonstrar a tristeza pelas perdas e a insegurança que domina a região de Minas

MANCHETE: Quem é que vai pagar por isso?
IMPRESSÃO CAUSADA: cobrança, exigência de punição
HIPÓTESES: sugerir que alguém terá que pagar (financeiramente ou legalmente) pela tragédia

MANCHETE: Tragédia não, crime               
IMPRESSÃO CAUSADA: revolta, indignação
HIPÓTESES: sugerir que o que houve não foi uma tragédia, obra do acaso, mas um crime, algo passível de punição

2. Reflita com seus colegas sobre as seguintes questões: Respostas pessoais.
a) Como vocês imaginam que será o mundo daqui a 50 anos?
b) Como vocês imaginam a evolução da tecnologia?
c) As pessoas terão se tornado melhores, mais solidárias?

3. A seguir, você lerá três textos que tratam do mesmo assunto, com perspectivas diferentes. Todos são textos de ficção, e foram criados tendo como referência o ano de 2069, ou seja, 50 anos após a tragédia ocorrida em Brumadinho.

4. Após a leitura, sistematize as informações, preenchendo a tabela a seguir:
Texto A - O horror se repete
Quem produziu? MR - articulista
Qual o objetivo? responsabilizar a estupidez e a ganância humana pela tragédia em Brumadinho
Qual a principal ideia defendida? "Nem toda tecnologia, nem todo avanço, foi capaz de curar a mais terrível das doenças, a estupidez humana"

Texto B - O preço do progresso
Quem produziu? MRF – CEO da Empresa Tanzanita Dreams
Qual o objetivo? Atenuar as consequências negativas que a tragédia trouxe para a empresa responsável
Qual a principal ideia defendida? A morte de duas pessoas não significam nada diante da tecnologia, do progresso e da riqueza trazidos pela empresa responsável pela tragédia

Texto C - Saudades
Quem produziu? Pietra, 9 anos. Filha de uma das duas vítimas do desabamento
Qual o objetivo? relatar a relação que tinha com o pai e as saudades que sente dele
Qual a principal ideia defendida? A menina sofre muito por causa das saudades que sente do pai, morto na tragédia de Brumadinho

5. Agora responda.
a) Comparando os três textos, quais sensações eles despertam em você?
Resposta pessoal.
Sugestão: Talvez você sinta vergonha pela forma estúpida e gananciosa como o homem se comporta (texto A); sinta indignação e raiva pela forma como a CEO da empresa despreza a vida humana (texto B); e sinta tristeza pelo relato de uma menina de 9 anos com saudade do pai (texto C).

b) As tecnologias apresentadas nos textos parecem surpreendentes?
Sim, por exemplo, o uso de droides é algo inusitado, pois costumam aparecer apenas no universo dos filmes de ficção científica (como "Star Wars").

c) Qual(is) texto(s) se preocupa(m) com a questão dos valores humanos?
Os textos A e C, pois discutem a forma como a vida humana é desvalorizada em razão da ganância das empresas.

d) Relacione as principais diferenças nas ideias apresentadas nos Textos A e B.
Enquanto o texto A critica a estupidez e a ganância do homem, sempre preocupado em enriquecer, o texto B despreza totalmente a vida humana, valorizando justamente aquilo que é criticado no texto A.

e) Qual interesse é defendido no Texto B?
O interesse da empresa Tanzanita Dreams, que pode ser responsabilizada pela tragédia.

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