O texto abaixo é o trecho de uma carta do escritor Mario de Andrade. Faça a leitura dela para responder as três questões que seguem.
S. Paulo, 13-XI-42.
Murilo
São 23 horas e estou honestissimamente em casa, imagine! Mas é doença que me prende, irmão pequeno. Tomei com uma gripe na semana passada, depois, desensarado, com uma chuva, domingo último, e o resultado foi uma sinusitezinha infernal que me inutilizou mais esta semana toda. E eu com tanto trabalho! Faz quinze dias que não faço nada, com o desânimo de após-gripe, uma moleza invencível, e as dores e tratamento atrozes. Nesta noitinha de hoje me senti mais animado e andei trabalhandinho por aí. (...)
Quanto a suas reservas a palavras do poema que lhe mandei, gostei da sua habilidade em pegar todos os casos "propositais". Sim senhor, seu poeta, você até está ficando escritor e estilista. Você tem toda a razão de não gostar do "nariz furão", de "comichona", etc. Mas lhe juro que o gosto consciente aí é da gente não gostar sensitivamente. As palavras são postas de propósito pra não gostar, devido à elevação declamatória do coral que precisa ser um bocado bárbara, brutal, insatisfatória e lancinante. Carece botar um pouco de insatisfação no prazer estético, não deixar a coisa muito bem-feitinha. (...) De todas as palavras que você recusou, só uma continua me desagradando "lar fechadinho", em que o carinhoso do diminutivo é um desfalecimento no grandioso do coral.
(Mário de Andrade, Cartas a Murilo Miranda.)
4. (Fuvest 2008) No texto, as palavras "sinusitezinha" e "trabalhandinho" exprimem, respectivamente:
a. Delicadeza e raiva.
b. Modéstia e desgosto.
c. Carinho e desdém.
d. Irritação e atenuação.
e. Euforia e ternura.
=> O autor da carta parece estar irritado com a sinusite que o inutilizou durante a semana toda ("sinusitezinha infernal").
Mas, bastou uma pequena melhora, para recomeçar a trabalhar, ainda que devagar. Então, o diminutivo atenua o sentido de "trabalhando".
5. (Fuvest 2008) "...estou HONESTISSIMAMENTE em casa, imagine! Mas é doença que me prende, irmão pequeno." No trecho acima, o termo destacado indica que o autor da carta pretende:
a. Revelar a acentuada sinceridade com que se dirige ao leitor.
b. Descrever o lugar onde é obrigado a ficar em razão da doença.
c. Demarcar o tempo em que permanece impossibilitado de sair.
d. Usar a doença como pretexto para sua voluntária inatividade.
e. Enfatizar sua forçada aceitação da permanência em casa.
=> O advérbio "honestissimamente" foi usado para expressar o rigor e a obediência do autor à recomendação de ficar em casa devido ao seu estado de saúde.
6. (Fuvest 2008) No trecho "...o gosto consciente aí é da gente não gostar sensitivamente", apresenta-se um jogo de ideias contrárias, que também ocorre em:
a. "dores e tratamento atrozes".
b. "reservas a palavras do poema".
c. "insatisfação no prazer estético".
d. "a coisa muito bem-feitinha".
e. "o carinhoso do diminutivo".
=> Do mesmo modo que há uma oposição, no enunciado, entre o gostar e o não gostar, há também um contraste entre sentir insatisfação no prazer, pois estas são palavras que expressam sentidos opostos.
7. (Fuvest 2006) Costuma-se reconhecer que tanto "O primo Basílio" quanto as "Memórias póstumas de
Brás Cubas" possuem notável conteúdo de crítica social. Apesar das muitas diferenças que separam os dois romances, em ambos essa crítica:
a. Fundamenta-se em minuciosa análise das relações sociais e tem como finalidade propor soluções construtivas para os problemas detectados.
b. Dá a ver um conjunto de personagens que, com raras exceções, têm como traços mais marcantes a inconsistência, a pretensão, a veleidade e outras características semelhantes, figurando assim uma sociedade globalmente medíocre.
c. Assume a forma do romance de tese, próprio da estética realista, no qual se procura validar um conjunto de hipóteses científicas, verificando-se sua pertinência na vida social das personagens.
d. Visa a demonstrar o prejuízo que o excesso de leituras romanescas pode trazer à formação moral dos
indivíduos, em particular quando interfere na educação das mulheres, matrizes da família.
e. Incide principalmente sobre as mazelas sociais derivadas da persistência da escravidão em um contexto já moderno, no qual ela não mais se justifica.
=> As obras "O Primo Basílio" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas" fazem parte do Realismo, que busca um retrato mais fiel da realidade, sem utilizar idealizações e ensinamentos morais. Nessa estética literária, os personagens não são exemplos de comportamento moral, sendo muitas vezes pretensiosos e medíocres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário