sábado, 1 de agosto de 2020

Finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal

Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal.

Leia o texto e responda:

1. O objetivo do portal da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibilizar um serviço para consulta de bulas de remédios é:
a) Facilitar o acesso às bulas de remédios permitidos no Brasil.
b) Descrever uma experiência.
c) Explicar uma receita prescrita pelo médico.
d) Fazer uma demonstração.

Leia o texto a seguir para responder os exercícios:
2. Observe um recorte de uma bula de remédio:

A finalidade do texto apresentado no recorte é:
a) Informar sobre como o medicamento atua no corpo humano.
b) Convencer o leitor dos benefícios do uso do medicamento.
c) Descrever as reações que o uso desse medicamento pode apresentar.
d) Informar sobre os cuidados com a conservação do medicamento.
=> O texto dá instruções ao leitor dos cuidados que deve ter para usar e conservar os remédios, como verificar a data de validade, manter o medicamento na embalagem original e observar o seu aspecto.

3. O texto informa claramente que:
a) Esse medicamento pode ficar ao alcance de crianças.
b) O medicamento deve ser mantido em sua embalagem original.
c) Não é possível verificar a data de validade do medicamento.
d) O medicamento não oferece risco se usado após a data de validade.
=> Manter o medicamento fora do alcance de crianças é um dever, uma obrigação, não uma escolha. A data de validade pode ser verificada na embalagem, e há risco para quem consome o medicamento fora da validade.

Leia o texto a seguir e responda às questões 4 e 5:
Postos de atendimento nas Subprefeituras
A partir do dia 23 de março, os Postos de Atendimento nas Subprefeituras serão fechados por tempo indeterminado.
Por esse motivo, a partir desta data a revalidação do Bilhete Único Especial para Pessoas com Deficiência será automática, por até 90 dias. Em caso de dúvidas acesse o link: http://www.sptrans.com.br/atendimento. Já o passageiro que utiliza o Bilhete Único Idoso poderá tirar dúvidas, bloquear o Bilhete Único Especial Idoso (por motivo de perda ou roubo) e até apresentar justificativa após bloqueio do cartão pelo e-mail:
atendimento.idoso@sptrans.com.br.
Importante mencionar que mesmo sem o cartão a pessoa idosa poderá embarcar e desembarcar pela porta dianteira do veículo apresentando ao operador um documento oficial com foto no momento do desembarque.

4. Sobre o texto, é correto afirmar:
a) Os usuários do Bilhete Único Especial para Pessoas com Deficiência precisam comparecer aos postos de Atendimento nas Subprefeituras.
b) Os Postos de Atendimento funcionam em horário comercial.
c) Os usuários do Bilhete Único Especial para Pessoas com Deficiência terão a revalidação automática.
d) O site não informa a partir de quando os atendimentos nas Subprefeituras estão suspensos.
=> Como os postos de atendimento estarão fechados,  a revalidação do Bilhete Único Especial para Pessoas com Deficiência será automática, por até 90 dias.

5. Ainda sobre o texto da questão anterior, é correto afirmar:
a) O texto menciona somente um perfil de usuário do transporte público: pessoas com deficiência.
b) O texto menciona dois perfis de usuários: pessoas com deficiência e idosos.
c) A pessoa idosa que não possuir cartão de transporte não poderá embarcar no transporte público.
d) Qualquer documento de identificação, com ou sem foto, é válido para apresentação ao motorista.
=> As outras opções são falsas porque:
O texto menciona dois perfis de usuários do transporte público: pessoas com deficiência e idosos;
A pessoa idosa que não possuir cartão de transporte poderá sim embarcar no transporte público;
Apenas documento de identificação com foto é válido para apresentação ao motorista.

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