Questão 01 - O assunto principal do texto é:
(A) a comparação das palavras.
(B) o padrão culto transformado.
(C) a palavra latina decomposta.
(D) o núcleo de apoio à pesquisa.
(E) a elaboração de um dicionário.
=> O texto fala sobre a criação de um dicionário etimológico de língua portuguesa, ou seja, um dicionário que mostrará as origens das palavras e suas modificações ao longo do tempo.
Questão 02 - Em “[...] com datações precisas, abonações referentes à primeira ocorrência das palavras, suas flexões e múltiplos 𝐬𝐢𝐠𝐧𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐝𝐨𝐬 e ortografias.” a expressão em destaque quer dizer com:
(A) diferentes opiniões.
(B) muitas definições.
(C) distintas relações.
(D) diversas flexões.
(E) várias formas.
=> Os múltiplos significados se referem às muitas definições que as palavras apresentam no dicionário.
Questão 03 - A ideia principal do texto está:
(A) na alegria em morar no Cariri.
(B) na vida ruim para todos quando chove.
(C) na representação de como vivem os animais.
(D) na seca da Região Nordeste e suas consequências.
(E) na oração feita ao divino para que a chuva possa cair.
=> O eu lírico da canção está enfrentando a seca do Nordeste, mas diz que só vai embora do sertão no último pau-de-arara, ou seja, quando esgotar todas as possibilidades e a única solução for partir.
"Tomara que chova logo" revela a situação de seca.
"Enquanto a minha vaquinha tiver o couro e o osso" indica as consequências da seca para os animais.
A consequência para as pessoas é o abandono da sua terra, indo embora num pau-de-arara, para fugir da seca.
Questão 04 - A expressão “pau-de-arara”, no contexto do sertão, se refere ao:
(A) enfrentamento das dificuldades com a seca.
(B) carregamento de animais que estão doentes.
(C) transporte clandestino por meio de caminhões.
(D) ambiente onde o sertanejo espera o tempo melhorar.
(E) movimento de dois bambus para espantar a vaquinha.
=> Pau-de-arara é o nome dado ao caminhão usado para transportar muitas pessoas de forma ilegal, principalmente no interior do Nordeste do Brasil.
Questão 05 - No trecho da obra, há uma indisposição entre funcionário e chefe, o que nos remete:
(A) a aspectos sociais das divergências entre classes sociais.
(B) à aflição da pobreza e da fome presente no período da escravidão.
(C) ao aspecto cultural apresentado sob a óptica de um sujeito confuso.
(D) ao trabalho árduo realizado pelo funcionário apenas na era modernista.
(E) à narração ficcional sobre ambientes de leituras realizadas através de vitrines.
=> Empregado e patrão ocupam diferentes classes da sociedade, logo têm interesses conflitantes.
Assim, a indisposição entre funcionário e chefe, mostrada no texto, remete a aspectos das divergências entre classes sociais.
Questão 06 - A obra “Angústia”, de Graciliano Ramos, apresenta uma denúncia entre a tomada de consciência no Brasil dos anos 30, com a modernização acelerada, e o sistema escravista herdado pelo país. Essa relação evidencia:
(A) o cotidiano de um funcionário público.
(B) a conscientização das classes sociais nesse período.
(C) a impossibilidade de um indivíduo trabalhar na velhice.
(D) os diferentes ofícios em oposição à época da modernização.
(E) as dificuldades individuais que refletem a crise social existente.
=> O funcionário público apresentado no texto vive uma crise pessoal ao mesmo tempo em que ocorre a modernização e o "progresso" do país.
Ele se sente fraco, inseguro, angustiado e infeliz. Não se sente parte dessa nova forma social e política que se apresenta. Assim, podemos notar a junção das dificuldades individuais do personagem com a crise social que o país vive.
Questão 07 - No poema a expressão “lá, lá, lá, lá, lá...” tem como função comunicativa:
(A) a representação de um som.
(B) a expressão poética musical.
(C) a ironia para quem escuta.
(D) a indicação de um lugar.
(E) a euforia do eu lírico.
=> A expressão "lá, lá, lá, lá, lá..." pode ser entendida como a representação do som da fala do interlocutor, algo semelhante ao "blá blá blá...".
Questão 08 - A autora optou por escrever parte do texto em 1ª pessoa do plural, isso pode ser confirmado em:
(A) “Vivemos em um mundo tecnologicamente avançado [...]”.
(B) “Não considero estas escolhas uma espécie de alienação [...]”.
(C) “Todas as relações devem ser saudáveis, sejam virtuais ou pessoais”.
(D) “Dados coletados assinalam que as emoções ligadas à infelicidade aumentaram [...]”.
(E) “Para desenvolver o material, os pesquisadores enviavam cinco mensagens diárias [...]”.
=> A forma verbal "vivemos" está na 1ª pessoa do plural (nós).
Questão 09 - O uso das aspas em “grama do vizinho é sempre mais verde” foi uma escolha da autora para:
(A) marcar o sentido denotativo das palavras.
(B) aproximar o leitor de falas populares.
(C) citar a fala de um autor de outro texto.
(D) construir novas expressões linguísticas.
(E) destacar uma palavra estrangeira.
=> "A grama do vizinho é sempre mais verde" é uma expressão popular com sentido conotativo, cujo significado remete à ideia de que as coisas que pertencem aos outros sempre parecem melhores.
Questão 10 - O texto tem como tema:
(A) as pessoas fingem momentos felizes nos meios virtuais.
(B) as redes sociais mostram que ser feliz é ter uma vida de novela.
(C) os usuários que postam fotos particulares causam tristeza.
(D) as postagens no mundo tecnologicamente avançado causam tristeza.
(E) os usos excessivos das redes sociais podem causar infelicidade.
=> A ideia central do texto é a discussão sobre o fato de as redes sociais venderem uma ilusão de felicidade que nunca será alcançado pelas pessoas comuns, que não têm uma vida perfeita de artista de novela. E isso pode causar infelicidade.
Questão 11 - A tese de que o país está longe de melhorar seus índices de leitura é defendida com o argumento de que:
(A) a população não tem as necessidades básicas atendidas.
(B) a leitura é uma coisa para os mais velhos.
(C) a internet contribui para o acesso à leitura.
(D) o jovem brasileiro lê 2,4 livros por ano.
(E) o desafio é incentivar a leitura.
=> O trecho do texto que comprova a resposta: "...quando a população não tem as necessidades básicas atendidas, fica difícil falar em livros."
Questão 12 - O uso de aspas, no pensamento da última personagem, indica:
(A) a transcrição de um trecho de texto apresentado no livro.
(B) a citação de uma autoridade sobre o assunto da leitura.
(C) a leitura de uma manchete do jornal.
(D) a opinião do autor do texto.
(E) a conclusão do texto.
=> No último balão, Snoopy está lendo uma manchete de jornal (isso está bem claro pelo conteúdo do texto e pelo desenho). O motivo do uso das aspas é justamente para indicar que o que está no balão é algo lido pelo Cão em seu pensamento, não sua fala ou pensamento próprio, como ocorre nos outros balões, onde estão presentes as falas dos personagens.
Questão 13 - A ironia desse conto está relacionada:
(A) à brutalidade com que a namorada terminou o romance.
(B) ao comentário sobre as mulheres feito pela mãe.
(C) ao sentimento de dor experimentado pelo narrador.
(D) às frases agressivas pronunciadas pela namorada.
(E) ao humor presente no início do texto na frase entre aspas.
=> No final do conto, a mãe do narrador comenta que todas as mulheres são assim, o que é entendido por ele como uma indicação de que a própria mãe também agiria igual à namorada dele.
Questão 14 - A parte principal do texto é:
(A) o cansaço de João.
(B) a história do tio Xandó.
(C) o rosto emburrado das pessoas.
(D) a apresentação do primo Duarte.
(E) a festança com um dedal de jeribita.
=> Essa parte do texto tem como foco a reunião para a apresentação de Duarte, primo do narrador, ao grupo de trabalhadores da fazenda. Ele iria iniciar ocupando um alto cargo e por isso era necessário explicações e o consenso de todos.
Questão 15 - O diário de Carolina de Jesus, 𝑄𝑢𝑎𝑟𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑗𝑜, retrata a vida da escritora. No trecho, percebe-se uma questão social historicamente combatida no mundo inteiro, que é a:
(A) condição contrária à escravidão.
(B) alimentação tradicional das famílias.
(C) má distribuição de renda.
(D) caridade aos mais pobres.
(E) mudança climática.
=> O enunciado pede para marcar um aspecto social que é COMBATIDO no mundo inteiro e que aparece no texto. No caso, é a má distribuição de renda, notado pelo fato de a personagem e seus filhos passarem fome devido aos poucos recursos financeiros de que dispõem.
Questão 16 - O texto, “Minha vida de menina”, é o diário de uma adolescente escrito entre os anos de 1893 e 1895, em Diamantina, Minas Gerais, cidade que vislumbrava o futuro. Quanto a esse sonho de modernidade, se destaca a:
(A) chegada do telégrafo.
(B) vida simples do campo.
(C) comida típica da época.
(D) luta entre classes sociais.
(E) dificuldade de cuidar dos filhos.
=> Logo no início a narradora cita a inauguração do telégrafo na casa de sua tia. A seguir, comenta a movimentação ocorrida na família para ver a máquina e seu funcionamento, que deixou todos admirados. Era um sinal da modernidade que chegava àquela simples cidade.
muito obriada, DEUS abençoe!!!!!!!!!!
ResponderExcluirobrigada*** KKKKKK
Excluirorbigada pqp
ResponderExcluirMuito obrigado
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