domingo, 2 de agosto de 2020

Proposta defendida em um texto

Identificar a proposta defendida pelo autor em um texto, considerando a tese apresentada e a argumentação construída.

1. Leia atentamente a redação nota 1000 no ENEM 2014. Observe a organização dos parágrafos, o posicionamento da autora do texto e o modo como cada ideia é construída.

Por um bem viver
    "O ornamento da vida está na forma como um país trata suas crianças". A frase do sociólogo Gilberto Freyre deixa nítida a relação de cuidado que uma nação deve ter com as questões referentes à infância. Dessa forma, é válido analisar a maneira como o excesso de publicidade infantil pode contribuir negativamente para o desenvolvimento dos pequenos e do Brasil.
    É importante pontuar, de início, que a abusiva publicidade na infância muda o foco das crianças do que realmente é necessário para sua faixa etária. Tal situação torna essas crianças pequenos consumidores compulsivos de bens materiais, muitas vezes desapropriados para determinada idade, e acabam por desvalorizar a cultura imaterial, passada através das gerações, como as brincadeiras de rua e as cantigas. Prova disso são os dados da UNESCO firmarem que cerca de 85% das crianças preferirem se divertir com os objetos divulgados nas propagandas, tornando notório que a relação entre ser humano e consumo está "nascendo" desde a infância.
    É fundamental pontuar, ainda, que o crescimento do Brasil está atrelado ao tipo de infância que está sendo construída na atualidade. Essa relação existe porque um país precisa de futuros adultos conscientes, tanto no que se refere ao consumo, como às questões políticas e sociais, pois a atenção excessiva dada à publicidade infantil vai gerar adultos alienados e somente preocupados em comprar. Assim, a ideia do líder Gandhi de que o futuro dependerá daquilo que fazemos no presente parece fazer alusão ao fato de que não é prudente deixar que a publicidade infantil se torne abusiva, pois as crianças devem lidar da melhor forma com o consumismo.
    Dessa forma, é possível perceber que a publicidade infantil excessiva influencia de maneira negativa tanto a infância em si, como também o Brasil. É preciso que o governo atue iminentemente nesse problema através da aplicação de multas nas empresas de publicidade que ultrapassarem os limites das faixas etárias estabelecidos anteriormente pelo Ministério da Infância e da Juventude. Além disso, é preciso que essas crianças sejam estimuladas pelos pais e pelas escolas a terem um maior hábito de ler, através de concessões fiscais às famílias mais carentes, em livrarias e papelarias, distando um pouco do padrão consumista atual, a fim de que o Brasil garanta um futuro com adultos mais conscientes. Afinal, como afirmou Platão: "o importante não é viver, mas viver bem".

Após a leitura atenta, responda aos exercícios:
2. Qual é a ideia principal apresentada pela autora?
A ideia principal é de que a publicidade infantil exagerada pode prejudicar o desenvolvimento das crianças brasileiras (está presente no primeiro parágrafo).

3. A autora usa fortes argumentos para defender seu ponto de vista. Aponte quais argumentos foram utilizados:
a. 2° parágrafo: os dados da UNESCO firmarem que cerca de 85% das crianças preferirem se divertir com os objetos divulgados nas propagandas, tornando notório que a relação entre ser humano e consumo está "nascendo" desde a infância  (argumento por evidência ou comprovação)

b. 3° parágrafo: um país precisa de futuros adultos conscientes, tanto no que se refere ao consumo, como às questões políticas e sociais, pois a atenção excessiva dada à publicidade infantil vai gerar adultos alienados e somente preocupados em comprar  (argumento por causa e consequência)

4. As escolhas das palavras valorizam a construção do texto. No caso da dissertação "Por um bem viver", o tema tratava da Publicidade Infantil e, para tanto, a autora selecionou termos para se referir aos sujeitos em questão. Indique que palavras foram utilizadas para este fim.
"nação", "Brasil", "pequenos", "crianças", "consumidores", "propagandas", "governo", "empresas de publicidade", "Ministério da infância e juventude", "pais", "escolas"

5. Os argumentos apresentados reforçam a opinião da autora? Por quê?
Sim, porque os argumentos servem justamente para explicar as afirmações feitas pela autora e reforçar sua opinião, deixando o texto mais convincente.

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