AAP - LÍNGUA PORTUGUESA - 1° ANO - 2° BIMESTRE - 2020
Questão 01 - O uso de reticências durante o diálogo entre a mãe e a filha, permite inferir que as personagens:
(A) interrompem a fala uma da outra.
(B) brigam porque a mãe ficou de joelho.
(C) usam pausas reflexivas no diálogo.
(D) tranquilizam-se durante a conversa.
(E) conversam coisas sem conexão.
=> Note que a filha interrompe a fala da mãe na tentativa de convencê-la a reatar o casamento com o pai, da mesma forma como a mãe interrompe a filha tentando explicar-se.
Questão 02 - No trecho do texto, percebe-se uma:
(A) lembrança do encontro inicial do casal.
(B) demonstração de diálogo entre as amigas.
(C) experiência vivida pela filha com um novo namorado.
(D) discussão sobre o relacionamento de mãe e filha.
(E) tentativa da filha em reestabelecer o casamento dos pais.
=> O texto é um trecho de um diálogo entre mãe e filha, no qual se discute o rompimento do casamento dos pais.
Questão 03 - A síntese que apresenta a ideia central desse trecho do texto é a:
(A) apresentação da obra completa “O Príncipe” e a ideologia trazida pelo autor do livro.
(B) consideração sobre algumas concepções de Maquiavel e do contexto em que ele viveu.
(C) exposição sobre o Renascimento e o humanismo inserido dentro desse período.
(D) crítica aos pensamentos de Maquiavel e a política que se praticava no país.
(E) descrição da vida acadêmica do filósofo e de sua passagem por Roma.
=> O texto traz um pequeno resumo das ideias desenvolvidas por Maquiavel no campo da política e do contexto renascentista em que viveu e trabalhou.
Questão 04 - De acordo com o texto, a preocupação principal de Maquiavel compreendia:
(A) teorizações da política na invenção da realidade renascentista.
(B) captações de recurso na administração de seus escassos bens.
(C) esforços em influenciar a condução dos negócios públicos.
(D) exposições da negação da utopia numa sociedade oprimida.
(E) cuidados com um futuro que se mostrava muito tranquilo.
Questão 05 - No texto, a expressão “soltou uma baforada” pode ser substituída sem prejuízo de sentido por:
(A) soprou a fumaça do charutinho.
(B) pronunciou algo espalhafatoso.
(C) soltou um mau cheiro pela boca.
(D) ateou fogo no charutinho.
(E) proferiu palavras fortes.
=> A senhora, dona da pensão, fumava um charuto, e soltou uma baforada na cara de uma das amigas.
Questão 06 - O trecho do texto “─ É sinistro.”, indica a fala da:
(A) prima.
(B) narradora.
(C) voz do além.
(D) dona da pensão.
(E) narradora-personagem.
=> É a narradora quem aperta o braço da prima e é impelida por esta até a porta da pensão, logo a narradora parece mais assustada. Além disso, se fosse a prima quem falasse, haveria uma indicação disso no texto, como "- É sinistro - disse a prima".
Questão 07 - A leitura do trecho desse texto permite deduzir que as meninas estão:
(A) seguras com a mudança.
(B) felizes com a surpresa do local.
(C) temerosas com as novidades.
(D) ansiosas pelas aulas na faculdade.
(E) tristes por estarem longe da família.
=> As amigas estão assustadas com o aspecto do lugar e com o que elas encontram no local, como um caixote de ossos.
Questão 8 - O humor do texto está baseado no fato de o aluno:
(A) conseguir recarregar a bateria dos aparelhos das pessoas da família.
(B) abordar a falta de acesso a dispositivos tecnológicos como apavorante.
(C) descrever que o computador estava sem conexão com a internet.
(D) descobrir que havia falta de energia elétrica para carregar a bateria.
(E) escrever a redação sem a situação apavorante, fora do tema proposto.
=> É engraçado o fato de o jovem considerar a situação mais apavorante da sua vida um dia em que não conseguiu se conectar aos dispositivos tecnológicos (computador, celular) por causa da falta de energia elétrica.
Questão 09 - O autor do texto defende a tese de que:
(A) o convívio virtual sem limite gera dificuldades para lidar com o mundo real.
(B) a dificuldade em lidar com problemas é um impacto causado pela 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑒𝑡.
(C) os pais reclamam da falta de diálogo e do isolamento dos filhos.
(D) o ponto positivo da plataforma é marcar encontros com amigos.
(E) as redes sociais facilitam a interação presencial entre as pessoas.
=> A tese do texto é a ideia principal defendida pelo autor. No caso acima, podemos perceber a tese logo pelo título: "Uso abusivo das redes de relacionamento pode distanciar pessoas". Ou seja, a principal questão discutida pelo texto é o efeito do uso excessivo das redes virtuais na forma como os jovens lidam com a realidade.
Questão 10 - Em “Lá, o usuário tem voz e pode ser ouvido por milhões, ele existe. É importante se mostrar aos amigos, para o mundo. Tudo isso em larga escala. Tal possibilidade o 𝐬𝐞𝐝𝐮𝐳 [...]”, o termo em destaque pode ser substituído sem prejuízo de sentido por:
(A) aflige.
(B) abate.
(C) afasta.
(D) atrai.
(E) abala.
Questão 11 - O ponto de vista defendido pelo autor do texto é de que:
(A) a insatisfação com as medidas impopulares de 1904 leva à descrença de vacinas.
(B) o motim popular contra a campanha de vacinação é tema da aula de história.
(C) as vacinas contra o sarampo infantil quadriplicaram desde o ano de 2001
(D) o número de crianças não vacinadas nos últimos anos é preocupante.
(E) a população não entende que a vacinação evita diversas doenças.
=> É preciso deixar claro que o enunciado pede o ponto de vista, ou seja, uma opinião defendida pelo autor. O foco do texto está no fato de o número de crianças não vacinadas terem aumentado consideravelmente nos últimos anos, e isso é uma questão realmente preocupante.
Em A e B temos fatos;
Em C temos uma informação falsa.
O item E é desmentido pelo seguinte trecho: "A desinformação, no entanto, passou. Hoje
e praticamente unânime a noção de que a vacinação erradicou doenças antes fatais, como varíola
Vacinar virou regra."
Questão 12 - Há uma situação incerta que é evidenciada pelo uso do modo verbal em:
(A) “[...] o Reino Unido tentará fechar um novo acordo econômico com a União Europeia e com outros países."
(B) “O presidente americano Donald Trump já acenou para a construção de um acordo de comércio ‘massivo’ [...]”.
(C) “Em outras palavras, o Reino Unido continua por enquanto sendo um único mercado e mantendo as regras alfandegárias.”.
(D) “Isso significa que as regras de comércio e livre circulação de bens e serviços continuam as mesmas durante o período de transição.”.
(E) “A liberdade de movimentação para pessoas continua a mesma e a Suprema Corte da União Europeia ainda tem jurisdição sobre o país por enquanto.”.
=> O uso do futuro do indicativo em "tentará fechar" indica um fato incerto, ou seja, não há certeza do emissor se de fato isso acontecerá ou não.
O uso do pretérito e do presente nos outros itens transmitem certeza.
Questão 13 - Os principais sintomas da doença são:
(A) similares ao de uma gripe comum com tosse e febre.
(B) específicos do coronavírus com reações graves.
(C) transmissíveis por meio de acenos de longe inclusive.
(D) diferentes de outras doenças com aparências graves.
(E) idênticos à pneumonia com dificuldades para respirar.
=> Os sintomas da Covid-19 são febre, tosse e dificuldade para respirar, logo são sintomas parecidos com os de uma gripe. Por isso, é tão difícil identificar essa doença sem um exame mais profundo.
Questão 14 - Em “[...] (A Manuel.) Lembre-se de que João estava se preparando para morrer quando o padre o interrompeu”, é uma fala direta de:
(A) Manuel.
(B) Ariano Suassuna.
(C) A Compadecida.
(D) João Grilo.
(E) Encourado.
=> Essa fala foi dita pela Compadecida, dirigindo-se a Manuel, seu filho.
Questão 15 - O uso do verbo na 2ª pessoa indica o interlocutor, isto é, a pessoa com quem o eu lírico fala, para quem o eu lírico se dirige. Essa marcação é vista no verso:
(A) Esquecerei todas as mulheres.
(B) Vais ter nojo de eu ser isso.
(C) Pouco resta do que fui.
(D) E estarei a teu serviço.
(E) Enquanto me correr nas veias.
=> A forma verbal "vais" está na 2ª pessoa do singular (tu), indicando que o eu lírico está se dirigindo diretamente a seu interlocutor.
"[Tu] vais ter nojo de eu ser isso"
Questão 16 - O autor defende a tese de que:
(A) o domínio da língua portuguesa implica em saber escrever.
(B) a escola deve ser bem-sucedida se ela quiser sobreviver.
(C) os editoriais dos jornais não são os mesmos que outros cadernos.
(D) os juízes do Supremo são os únicos que escrevem certo.
(E) a existência de um único português correto é irreal.
=> A tese defendida pelo texto é de que não há apenas um português correto. Isso é um fato do mundo real que precisa ser encarado pelas escolas se estas quiserem ser bem-sucedidas.
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