sexta-feira, 14 de agosto de 2020

CADERNO DO ALUNO - 8° ano - 3° bimestre - PORTUGUÊS (SÃO PAULO FAZ ESCOLA)

CADERNO DO ALUNO - 8° ano - 3° bimestre - PORTUGUÊS (SÃO PAULO FAZ ESCOLA)

ATIVIDADE 1 – ENTRE LABIRINTOS

Texto 1
LABIRINTOS

1. Após a leitura do Texto 1, responda às questões propostas.
a) Qual é a finalidade desse texto?
Falar da origem e dos possíveis significados do termo "labirinto".

b) Pesquise os significados possíveis para a palavra labirinto.
1. Construção com caminhos muito entrelaçados onde a saída só é encontrada com muita dificuldade
2. Disposição complicada de ruas e travessas; um emaranhado de caminhos
3. Qualquer complicação, confusão, embaraço
4. Uma das partes internas do ouvido

c) Como o termo “labirinto” poderia ser usado em sentido figurado? Dê exemplos.
Com o sentido de confusão, incompreensão, dificuldade ou embaraço.
Exemplos: "O labirinto de seus pensamentos o deixou perturbado"
"Ele se perdeu naquele labirinto de prédios, lojas, pessoas e veículos."

d) Você conhece outras palavras que podem ter significados diferentes dependendo de
como são usadas?
Resposta pessoal.
Sugestão: Alguns exemplos: fera (animal/pessoa raivosa), flor (planta/símbolo de delicadeza e beleza), espelho (objeto refletor/símbolo de semelhança), coração (órgão/parte central)

e) Porque labirinthus está grafada em itálico no texto?
Porque é uma palavra de origem estrangeira. Não faz parte da língua portuguesa.


ATIVIDADE 2 – (RE)VISITANDO A GRAMÁTICA
1. Observe a oração a seguir para responder às questões.
“o rei Minos o construiu para manter aprisionado seu filho
Minotauro, que nascera metade homem e metade touro.”

Os dois verbos apresentam ações ocorridas no passado. Uma delas ocorre antes da outra.
a) O que ocorre antes? A ação marcada pelo verbo “construiu” ou a ação marcada pelo verbo “nascera”?
Ocorre antes a ação marcada pelo verbo "nascera".

b) Se no lugar de “nascera”, o autor utilizasse o verbo “nasceu”, haveria mudança de
sentido na oração? Justifique.
Sim, não ficaria clara a ideia de que a ação de nascer ocorreu antes da ação de construir, ou seja, se perderia a noção de que o Minotauro nasceu antes de seu pai construir o labirinto.

2. Pesquise em uma gramática a diferença entre pretérito perfeito e pretérito mais-que-perfeito.
Ambos expressam ações ocorridas no passado, mas o pretérito mais-que-perfeito é usado especificamente para expressar uma ação anterior à outra ocorrida também no passado.

3. As duas orações a seguir expressam o mesmo acontecimento. Faça uma pesquisa para verificar o que as diferencia.
o rei Minos construiu o labirinto de Creta.
o labirinto de Creta foi construído pelo rei Minos.
O que diferencia as duas orações é a voz verbal: a primeira está na voz ativa; a segunda está na voz passiva.

Agora anote suas descobertas no quadro a seguir, resumindo o significado dos conceitos:
voz ativa: o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo
voz passiva: o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo

4. A oração em negrito marcada no trecho a seguir está na voz passiva. Passe-a para a voz ativa, fazendo as demais adequações necessárias para manter a coesão do período, reescrevendo-o.
De acordo ainda com a Mitologia, Minotauro foi morto pelo herói Teseu, que conseguiu sair do labirinto graças ao fio de um novelo de lã que usou para marcar o caminho, novelo
este dado a ele por sua amada Ariadne.
> De acordo ainda com a Mitologia, o herói Teseu matou o Minotauro. Teseu conseguiu sair do labirinto graças ao fio de um novelo de lã que usou para marcar o caminho, novelo este dado a ele por sua amada Ariadne.


ATIVIDADE 3 – CONECTANDO LABIRINTOS
Texto 2
NO LABIRINTO DE CRETA
1. Após a leitura do texto, responda às questões propostas.
a) O que o uso de aspas em “pica-paus” indica?
Indica que o termo tem um significado diferente do original, ou seja, NÃO se refere de fato a essa espécie de ave, mas aos moradores do Sítio do Pica-pau Amarelo.

b) No texto, duas palavras estão em negrito: antropófago e cevado. Pesquise o significado delas.
antropófago: que se alimenta de carne humana; canibal
cevado: porco criado na ceva (processo de engorda)

c) O que o comportamento da personagem Emília nos permite inferir sobre ela? E a personagem Visconde? Como o texto apresenta a relação dos dois?
Emília é mandona e exerce forte influência sobre o Visconde, que é muito obediente e sempre se submete aos desejos da boneca, talvez por medo ou paixão.
No texto, Emília manda o Visconde ir até o Minotauro para descobrir onde está a Tia Anastácia.

d) Como o uso dos carretéis iria ajudar as personagens a saírem do labirinto?
Os carretéis marcariam o caminho percorrido por eles, possibilitando a saída do labirinto.

e) Minotauro é um ser considerado antropófago. Isso se confirma no texto lido?
Não, porque o Minotauro passa a comer os bolinhos feitos pela Tia Anastácia, e não devora nenhuma pessoa.

    ATIVIDADE 4 – PRODUÇÃO TEXTUAL: PODCAST DO LOBATO

    ATIVIDADE 5 – OUTROS LABIRINTOS

ATIVIDADE 6 - A CONSTRUÇÃO DO IDIOMA
No quadro abaixo estão escondidas 12 palavras: três de origem africana, três de origem indígena, duas de origem árabe, duas de origem francesa e duas de origem grega. Com base nessas informações, faça uma pesquisa no dicionário ou em outras fontes e preencha o quadro abaixo, conforme o exemplo.
SIGNIFICADO PALAVRA ORIGEM 
1. Relativo à cidade do Rio de Janeiro: carioca / Indígena (Tupi) 
2. Mamífero de grandes dimensões, paquiderme: hipopótamo /  grega 
3. Ciência que estuda a superfície da terra: geografia / grega
4. Prato da culinária brasileira feito de milho: canjica / africana 
5. Instrumento musical: berimbau / africana
6. Fruta cujo nome significa vermelho: pitanga / indígena 
7. Construção usada para represar água: açude / árabe 
8. Prato da culinária brasileira à base de peixe: moqueca / africana 
9. Fritada de ovos batida: omelete / francês 
10. Local onde se vende carnes: açougue / árabe
11. Característica de quem é muito elegante: chique / francês
12. Planta da família das leguminosas: Amendoim / Indígena (Tupi) 

ATIVIDADE 7 – NOS LABIRINTOS DAS FAKE NEWS
Texto 4
Adolescentes são resgatados de uma caverna na região de Manaus
1. Após a leitura do texto, responda às seguintes questões:
a) Como seria possível identificar se a notícia é verdadeira ou não?
Verificando a fonte da notícia e se as informações apresentadas são coerentes e têm embasamento.

b) Verifique no texto pistas que podem indicar tratar-se de uma notícia falsa.
A caverna de Botuverá não fica no estado do Amazonas, mas sim em Santa Catarina;
O texto fala que foram três jovens resgatados, mas ao longo do texto apresenta a fala de quatro jovens.

c) É apresentada a fala de um especialista em Espeleologia. Sem consultar um dicionário, seria possível identificar o significado desse termo? Levante hipóteses sobre o significado.
Sim, pelo contexto dá para supor que se trata de uma área de estudo de cavernas e grutas.

d) A palavra espelunca tem a mesma origem da palavra espeleologia? Faça uma pesquisa e anote no quadro o significado das duas.
Sim, as palavras têm a mesma origem etimológica: vêm do vocábulo grego "spḗlaion", que significa “caverna”
Espeleologia = estudo da formação e constituição de grutas e cavernas naturais
Espelunca = cavidade profunda no solo, caverna; covil, lugar sujo e escuro; casa de jogo clandestina

e) Na notícia, ocorre o que chamamos de intertextualidade, ou seja, há uma citação direta a outro texto. Identifique onde isso ocorre.
No trecho: "Da próxima vez, levo um novelo de lã vermelho, como o que aquele herói grego usou para sair da caverna do Minotauro."

f) Os envolvidos no incidente na caverna têm seus nomes citados na notícia, menos M.R.A. Por que isso ocorreu no texto?
Porque é um menor de idade (é um jovem de 15 anos).

g) No texto há exemplos do uso do discurso direto. Cite alguns deles.
“Foi desesperador... o sinal do celular não funcionava e toda vez que tentávamos sair, parecia que mais fundo a gente adentrava na caverna...”
“A gente viu que tinha um buraco no teto, ficamos por ali na esperança de que ouvissem nosso chamado”

h) Cite um exemplo do uso do discurso indireto no texto.
Diz Aline, uma das adolescentes resgatadas, ainda em visível estado de choque. Ela ainda afirmou que teve a sensação de que iria morrer o tempo todo.

2. Como a oração a seguir ficaria no discurso indireto?
“A gente viu que tinha um buraco no teto, ficamos por ali na esperança de que ouvissem nosso chamado”, alega ricardo.
> "Ricardo alega que o grupo viu que tinha um buraco no teto, e resolveu ficar por ali na esperança de que ouvissem seu chamado"

3. Uma das formas de evitar a propagação de fake news é checar as informações disponibilizadas no texto. Verifique se a afirmação feita no parágrafo a seguir é verdadeira:
[...] o sistema de cavernas, chamado de Iandu (que significa aranha em tupi), foi descoberto há pouco tempo e fica na região próxima à caverna do Botuverá, há pouco mais de 100 km de Manaus. [...]
Não, é falsa, pois a caverna de Botuverá fica em Santa Catarina, não em Manaus.

Texto 5
É... FAKE DÓI...
1. Como você definiria fake news?
Resposta pessoal.
Possibilidade de resposta: fake news são notícias falsas veiculadas principalmente por veículos digitais.

2. Faça um breve resumo dos cuidados que devemos ter ao compartilhar informações ou notícias.
Verificar a fonte da notícia;
Verificar se o texto não é uma sátira ou paródia, com finalidade humorística;
Observar se o título ou legenda está de acordo com o texto;
Verificar se o conteúdo foi fabricado, sendo totalmente falso;
Observar se dados verdadeiros não estão sendo manipulados para defender uma conclusão inadequado

3. Como são definidos os conteúdos elencados no quadro a seguir? 
Conteúdo   Definição
fabricado conteúdo 100% falso 
manipulado conteúdo alterado para passar mensagem diferente do original 
impostor conteúdo que usa fontes confiáveis como origem para enganar o leitor 
enganoso conteúdo real mas que leva a uma conclusão inadequada 

4. O texto apresenta como exemplo um fato ocorrido em 2014, no Guarujá, estado de São Paulo. Faça uma pesquisa sobre ele e escreva quais foram os desdobramentos.
Fabiane foi brutalmente espancada pelos vizinhos e acabou morrendo.

5. Releia o trecho a seguir. Há uma relação de intertextualidade? Justifique.
“Ao se compartilhar uma notícia, a forma como ela é disseminada, assemelha-se à entrada em um labirinto com infindáveis conexões. É fácil perder o controle, e aquele simples clique no botão de compartilhar pode estar contribuindo para prejudicar uma ou várias pessoas. Na mitologia, o monstro Minotauro foi morto pelo herói Teseu, mas somente depois de muitas vítimas terem sido devoradas. Assim acontece com as fakes news, quando são detectadas e podem ser combatidas, já deixaram um rastro terrível de destruição, e até mesmo mortes.”
Sim, há intertextualidade, pois o trecho faz referência ao mito do Minotauro e do labirinto de Creta.

6. Considerando a forma como as notícias se espalham pela internet e pelas redes sociais, como você definiria a expressão infindáveis conexões?
Resposta pessoal.
Possibilidade de resposta: "Infindáveis conexões" refere-se às inúmeras maneiras de se conectar com o outro e transmitir informações no mundo digital

7. Como você acredita que seria possível alertar as pessoas para não compartilharem notícias falsas? Discuta com seus colegas meios para alertar a comunidade em relação a isso.
Resposta pessoal.
Sugestão: Você pode sugerir às pessoas que verifiquem sempre a fonte da notícia e dos dados apresentados. Também se o conteúdo não apresenta informações falsas ou incoerentes.

8. A imagem a seguir faz parte de uma campanha do Conselho Nacional de Justiça para combater fake news. Como podemos associá-la ao texto lido?
A campanha alerta sobre o perigo do compartilhamento de fake news, que podem até ter consequências fatais, como foi o caso de Fabiane, relatado no texto lido.

Texto 6
A GUERRA DOS MUNDOS

ATIVIDADE 8 – (RE)VISITANDO A GRAMÁTICA
Após a leitura do texto, responda às questões abaixo:
1. A quem o pronome isso se refere na oração a seguir?
Isso provocou pânico em algumas regiões, com pessoas
saindo às ruas amedrontadas, sem saber o que fazer.
O pronome "isso" se refere à transmissão de rádio na qual Orson Welles narrava um trecho da obra "Guerra dos Mundos".

2. O pronome relativo que, na oração a seguir, se refere à qual palavra?
A narração que ele fez é considerada impressionante até hoje. 
O pronome relativo "que" se refere à palavra "narração".

3. O acontecimento relatado no texto pode ser considerado uma fake news? Por quê?
Não, porque a intenção do locutor não era manipular os ouvintes. O que aconteceu foi que algumas pessoas pegaram a transmissão no meio e perderam a explicação de Welles, que deixava claro se tratar apenas da leitura de um livro.

4. O trecho a seguir foi extraído do Texto 5. Ele também poderia ser aplicado ao Texto 6? Justifique.
Ao se compartilhar uma notícia, a forma como ela é disseminada, assemelha-se à entrada em um labirinto com infindáveis conexões. É fácil perder o controle, e aquele simples clique no botão de compartilhar pode estar contribuindo para prejudicar uma ou várias pessoas.
Não, porque o texto 6 não fala exatamente de fake news na era da internet, onde as conexões e os compartilhamentos são muito maiores e de difícil controle.

5. Em fontes confiáveis, procure informações referentes ao livro de H.G Wells e preencha o quadro a seguir:
Ficha Técnica Livro A Guerra dos Mundos
Autor H.G. Welles
Ano de publicação 1898 
Gênero Ficção científica
Sinopse Marcianos invadem a Terra depois de terem ocorrido explosões em Marte e um cilindro metálico cair no nosso planeta trazendo os alienígenas. 

ATIVIDADE 9 – NAS ONDAS DO RÁDIO... ALIENS ATACAM!
a) A partir das imagens, como você imagina que ocorreu a invasão narrada no livro?
Resposta pessoal.
Sugestão: A invasão parece ocorrer por meio de máquinas com um visual parecido com o de animais marinhos, como um polvo.

b) Elabore uma legenda para cada uma das imagens.
Resposta pessoal.
Sugestão:
Imagem 1 - Criatura metálica e com tentáculos dispara raios contra embarcações
Imagem 2 - Criatura metálica usa tentáculos para destruir navio

c) Hoje seria possível criar uma notícia desse teor que gerasse tamanho impacto? Discuta com seus colegas.
Resposta pessoal.
Sugestão: Provavelmente não, porque hoje temos televisão e internet que ajudariam a verificar se os relatos eram de fato verdadeiros ou não.
Por outro lado a tecnologia avançada poderia ajudar a produzir imagens e vídeos que simulassem uma invasão alienígena mais convincente e isso poderia impactar as pessoas de alguma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário