sábado, 22 de agosto de 2020

TRILHAS DE APRENDIZAGENS - 9° ANO - VOL 2 (Atividade 8)

TRILHAS DE APRENDIZAGENS - 9° ANO - VOL 2 (Atividade 8)

ATIVIDADE 8 – Povos indígenas e linguagem
1. Leia o texto a seguir do escritor Daniel Munduruku:

É índio ou não é índio?
Certa feita tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo, e eu gostava de andar de metrô e ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar; queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio, a fim de formar minha auto-imagem.
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô.
– Você viu aquele moço? Parece que é índio – disse a senhora A.
– É. Parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Não viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade – retrucou a senhora B.
– É, pode ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio sim – defendeu-me a senhora A.
– Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando para o tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas... não é possível que ele seja índio – argumentou a senhora B.
– Mas ele tem olho puxado – disse a senhora A.
– Mas usa sapato e camisa – ironizou a senhora B.
– Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só os índios têm o rosto desse jeito. Não. Ele não nega. Só pode ser índio e, parece, dos puros.
– Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a senhora B.
– Afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flecha, caça, pesca e planta mandioca. Acho que ele não é índio coisa nenhuma...
– Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é de dentes de gente?
– De repente até é. Ouvi dizer que ainda existem índios que comem gente – disse a senhora B.
– Você não disse que achava que ele não era índio? E agora parece que está com medo?
– Por via das dúvidas...
– O que você acha de falarmos com ele?
– E se ele não gostar?
– Paciência... ao menos nós teremos informações mais precisas, você não acha?
– É, eu acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele.
Você pergunta? – disse a senhora B que àquela altura já se mostrava um tanto constrangida.
– Eu pergunto.
Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade.
De repente senti um leve toque de dedos em meu ombro. Virei-me. Infelizmente elas demoraram a me chamar. Meu ponto de desembarque estava chegando: olhei para elas, sorri e disse:
– Sim!!!

a) O texto que você leu é um relato de Daniel Munduruku. O relato apresenta algumas características.
Releia o texto e assinale as alternativas que indicam características do relato:
(X) relata-se algo que aconteceu com o próprio personagem.
( ) relata-se algum acontecimento com outra pessoa.
(X) o uso de verbos na primeira pessoa do singular é recorrente.
( ) o uso de verbos na terceira pessoa do singular é recorrente.

b) O que levou a personagem principal da história a prestar a atenção na conversa das senhoras? A conversa delas incomodou a personagem? Por quê?
O fato de as senhoras conversarem sobre ele, questionando se ele era de fato índio ou não.
A conversa não incomodou o personagem, pois ria bastante ouvindo as duas senhoras.

c) Cite alguns argumentos que a senhora A usou para afirmar que o narrador era índio.
Ele tinha um cabelo muito lisinho, olho puxado, as maçãs do rosto muito salientes, usava colar de dentes.

d) Cite alguns argumentos que a senhora B usou para dizer que ele não era índio.
Ele usava calça jeans, sapato, camisa e relógio, além disso estava andando de metrô e não vivia na floresta.

e) Estereótipo é uma visão generalizada de algum assunto, muitas vezes um julgamento sem conhecimento aprofundado. Retire do texto um trecho que comprove que as senhoras desconheciam a cultura indígena.
Possibilidades de resposta: 
"Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flecha, caça, pesca e planta mandioca." 
"Índio vê a hora olhando para o tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas... não é possível que ele seja índio"
"Ouvi dizer que ainda existem índios que comem gente"

f) Você acredita que tenham pessoas com as mesmas visões sobre os povos indígenas que as senhoras apresentaram no texto? Por quê? O que você acha disso?
Resposta pessoal.
Sugestão: Provavelmente, sim, pois há muitas pessoas preconceituosas e que desconhecem a cultura indígena.

g) Observe os trechos retirados do texto:
— Mas ele tem olho puxado – disse a senhora A.
— Mas usa sapatos e camisa – ironizou a senhora B.
— Mas tem as maçãs do rosto muito salientes.
Os três exemplos iniciam-se com a palavra “mas”. O que o uso repetido dessa palavra revela sobre o pensamento das senhoras a respeito da personagem indígena?
Revela que elas tinham pensamentos opostos sobre o personagem. Por isso, uma contrapunha a frase da outra.

h) Você já ouviu falar no escritor Daniel Munduruku? Já leu alguma outra história ou livro que ele tenha escrito? Se sim, qual?
Resposta pessoal.

i) No Brasil, temos centenas de povos indígenas, entre eles os Guaranis, Tapajós, Xavantes, Potiguaras, Pancararu, Mundurukus, Wapichanas, Guajajaras etc.
Você conhece alguns povos indígenas? Já leu ou estudou sobre a cultura de algum deles? Se sim, onde e por que você estudou sobre eles?
Resposta pessoal.

Um comentário: