quinta-feira, 20 de agosto de 2020

TRILHAS DE APRENDIZAGENS - 9° ANO - VOL 2 (Atividade 2)

TRILHAS DE APRENDIZAGENS - 9° ANO - VOL 2 (Atividade 2)

ATIVIDADE 2 – De olho na tira
1. Leia a tira a seguir:
Agora, observe o trecho:
O alvo da mídia publicitária hoje são os jovens que compram demais. Mas o grande motivo dessa desenfreada compra é o medo de não serem aceitos em determinado grupo de amigos por estarem fora da moda, por exemplo. Isto só acontece, porque muitos jovens estão imaturos, com autoestima baixa e tendem a se influenciar mais pelo grupo, como forma de autoafirmação.

a) Qual é o assunto abordado nos dois textos?
O consumismo visto como forma de alcançar a felicidade

b) No primeiro quadrinho da tira, a garota diz: “ligam felicidade ao consumo”. A quem, provavelmente, ela faz referência?
Provavelmente, ela se refere às propagandas veiculadas pela mídia e às empresas.

c) Quais argumentos os autores do segundo texto utilizam para demonstrar que um grupo de amigos pode influenciar o consumo de um jovem?
Os argumentos são: o medo dos jovens de não serem aceitos em um determinado grupo de amigos por estarem fora de moda; a imaturidade dos jovens que têm autoestima baixa e tendem a se influenciar mais pelo grupo, como forma de autoafirmação.

d) Que relação que a tira estabelece entre felicidade e consumismo? Explique e dê seu posicionamento sobre essa relação.
De acordo com a tira, quanto mais feliz uma pessoa é, menos ela consome ("pessoas felizes consomem menos").
Resposta pessoal.
Sugestão: A tira defende a ideia de que o consumismo está muito ligado à infelicidade, pois quem é feliz de fato não precisa comprar tantos produtos porque já se sente bem e satisfeito consigo mesmo e com sua vida.

e) Em sua opinião, os meios de comunicação, como televisão, internet e revistas podem influenciar o consumo dos jovens e adolescentes? Por quê?
Resposta pessoal.
Sugestão: Sim, as propagandas veiculadas nos meios de comunicação podem influenciar o consumo dos jovens porque mostram um mundo idealizado e feliz, que passa a ser visto pelos jovens como um ideal a ser alcançado. Além disso, os jovens são muito influenciáveis, devido à imaturidade, insegurança e busca por aceitação.

f) Leia: “Isto só acontece, porque muitos jovens estão imaturos, com autoestima baixa e tendem a se influenciar mais pelo grupo, como forma de autoafirmação ”. O trecho demonstra que:
( ) Só buscam a autoafirmação jovens consumistas.
(X) Na busca de se autoafirmar, os jovens são levados a consumir mais.
( ) A busca pela autoafirmação é uma característica de todo jovem imaturo.
( ) Todo jovem imaturo tem autoestima baixa e, consequentemente, consome mais.

g) A sociedade em que vivemos tem valorizado mais o ter do que o ser, isso significa que o desejo por roupas de marca, celulares de última geração e coisas do tipo são recorrentes. Como jovem, você acha que “o consumo traz felicidade”?
Resposta pessoal.

É importante que você reflita e traga argumentos claros e convincentes para embasar o seu ponto de vista.
Por exemplo, se você acha que SIM (o consumo traz felicidade), então pode usar como argumento o prazer que alguém pode sentir ao comprar um produto que desejou por muito tempo ou a satisfação que se pode sentir por ter algo novo e com recursos mais avançados.

Por outro lado, se você acha que NÃO (o consumo não traz felicidade), você pode argumentar que a felicidade é algo construído com o tempo e depende da forma como vivemos e encaramos a vida ou que a compra de produtos pode trazer uma alegria momentânea, mas que pode até causar mais tristeza e frustração se, por exemplo, o motivo da compra for carência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário