sábado, 1 de agosto de 2020

Estratégias empregadas pelo autor em um texto argumentativo

Identificar estratégias empregadas pelo autor, em um texto argumentativo, para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

1. (VUNESP- adaptada) Leia o texto e responda:
O infográfico a seguir ilustra o que pode acontecer com adolescentes que passam muito tempo on-line:

De acordo com o infográfico, podemos afirmar que:
a) Adolescentes que usam a internet são mais atentos que seus responsáveis.
b) O uso prolongado de atividades on-line pode causar danos à saúde dos adolescentes.
c) Os responsáveis devem fazer atividades on-line com o máximo de cautela.
d) As pesquisas em sites são recomendadas para melhorar a saúde dos adolescentes.
=> O infográfico mostra as consequências negativas que o uso prolongado da internet pode trazer para a saúde dos adolescentes, como problemas de audição, visão, postura, problemas psicológicos e de sono.

2. Observe a propaganda:

O alistamento militar é obrigatório para os jovens brasileiros do sexo masculino no ano em que completam 18 anos. O produtor do cartaz utiliza como estratégia:
a) Sedução, mostrando aos jovens a possibilidade de sucesso na carreira.
b) Intimidação, lembrando o jovem que é preciso cumprir regras.
c) Aproximação, explorando características comuns dos jovens.
d) Comoção, sensibilizando os jovens para a importância do serviço militar.
=> O cartaz utiliza elementos bastante comuns do universo dos jovens, como desafios e esportes. 
A imagem do rapaz com o skate forma uma sombra na parede que lembra um soldado erguendo uma arma. Assim, o cartaz sugere que entrar no serviço militar é só mais um desafio ao jovem.

3. Observe a propaganda:

Com o objetivo de influenciar o público-alvo, o autor utilizou como estratégia argumentativa:
a) Moralização, pois lembra ao motorista que ele deve ter respeito pela própria vida e pela vida de outras pessoas.
b) Chantagem, pois busca mostrar ao motorista que ele pode causar a morte de outras pessoas.
c) Intimidação, pois ameaça o motorista com a possibilidade de causar a morte de outras pessoas e ir para a prisão.
d) Provocação, pois estimula o motorista a provar que a informação é falsa.
=> O enunciado principal "não deixe a bebida mudar seu destino" associado à imagem do carro batido contra um copo de cerveja sugere que dirigir alcoolizado pode causar acidentes, prejudicando o motorista e para outras pessoas. Além disso, os dizeres "dirigir alcoolizado é crime e pode dar cadeia" intimida o motorista com a ameaça de causar mortes e acabar sendo preso.

4. Leia o texto e responda:

Nesse texto, busca-se convencer o leitor a mudar seu comportamento, associando os verbos no modo imperativo (rompa, denuncie e ligue) à:
a) Informação sobre a duração da campanha.
b) Apresentação dos diversos apoiadores da campanha.
c) Utilização da imagem das três mulheres.
d) Indicação dos diversos canais de atendimento.
=> A imagem das três mulheres mostra justamente o comportamento NÃO defendido pela campanha, que é de não ver, não falar e não escutar, ou seja, ficar passivo diante de uma situação de violência. Por contraste, temos os verbos no imperativo (rompa, denuncie, lingue), que incitam o público a adotar um novo comportamento.
Opondo a imagem com os verbos no imperativo é que a campanha busca convencer o leitor a mudar seu comportamento.

5. Leia o texto:
06 de maio de 2020

Maio Amarelo: Secretaria de Logística e Transportes faz campanha online para importância da redução dos índices de acidente.
Com o tema “Não feche os olhos para a sua segurança”, o Maio Amarelo 2020 faz um alerta para a importância da redução dos índices de acidentes no Estado de São Paulo. Produzida pela Secretaria de Logística e Transportes, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a campanha, neste ano, será toda pelas redes sociais, em razão da pandemia do novo coronavírus.
O mês de maio é marcado em várias partes do mundo para incentivar as boas condutas no trânsito, visando à segurança viária. “A campanha busca a conscientização da população para a diminuição dos acidentes no trânsito, principalmente neste momento em que a preocupação maior é preservar os leitos dos hospitais para os milhares de pacientes infectados com o novo coronavírus”, destaca João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.
Serão publicados uma série de posts educativos e até um filtro exclusivo e divertido para os usuários do Instagram. Além das peças nas redes sociais, mensagens relativas ao tema serão divulgadas nos painéis eletrônicos das rodovias, chamando a atenção da população para o Maio Amarelo.
O secretário João Octaviano reforça que a atitude correta é fundamental para um trânsito mais seguro. “Ao decidir fazer uma conversão proibida, ao escolher ultrapassar um semáforo vermelho ou ao atravessar a rua fora da faixa de pedestre, há consequências. Dirigir um carro acima da velocidade permitida ou após ter consumido bebida alcoólica coloca a vida do próprio e de outras pessoas em risco. São decisões tomadas de for- ma consciente, que podem ser evitadas e fazem a diferença quando o assunto é preservar vidas no trânsito.” A segurança viária é uma das prioridades do Governo de São Paulo. Por meio do programa Respeito à Vida (www.respeitoavida.sp.gov.br), mobiliza dez secretárias de Estado, Prefeituras e sociedade civil para a realização de projetos com foco na redução de fatalidades de trânsito. Uma das inovações é o Infosiga SP, primeiro sistema do Brasil a publicar mensalmente estatísticas sobre acidentes no Estado. As informações são a base para quase 9 mil projetos em andamento que incluem obras em vias urbanas e rodovias, além de
ações educativas e de fiscalização.
Respeito à Vida
Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa, e R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas do Detran SP beneficiam 96% da população. O resultado dessa mobilização foi uma queda considerável nas fatalidades de trânsito no Estado. Em 2019, os índices recuaram 16% na comparação com 2015, início da série histórica do Infosiga SP.

Fonte: Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.respeitoavida.sp.gov.br/maio-amarelo-secretaria-de-logistica-e-transportes-faz-campanha-online-para-importancia-da-reducao-dos-indices-de-acidente/>. Acesso em: 28 maio. 2020.

Sobre o texto, é correto afirmar:
a) O texto não apresenta dados sobre os índices de acidentes no trânsito.
b) A campanha Maio Amarelo só acontece no Brasil, no estado de São Paulo.
c) A segurança viária não é abordada no texto.
d) A série histórica do Infosiga SP mostra a queda nas fatalidades do trânsito.
=> O trecho que comprova a resposta: "os índices recuaram 16% na comparação com 2015, início da série histórica do Infosiga SP."
Os outros itens são falsos porque:
O texto apresenta sim dados sobre os índices de acidentes no trânsito. Isso ocorre no último parágrafo.
A campanha Maio Amarelo ocorre em outros países, não apenas no Brasil.
A segurança viária é citada no sexto parágrafo do texto.

Leia o texto abaixo para responder à questão seguinte.
Irmãos em livros
Outro dia, num táxi, o motorista me disse que “gostava de ler” e comprava “muitos livros”. Dei-lhe parabéns e perguntei qual era sua livraria favorita. Respondeu que “gostava de todas”, mas, de há alguns anos, só com- prava livros pela internet. Ah, sim? Comentei que também gostava de todos os táxis, mas, a partir dali, passa- ria a usar apenas o serviço de aplicativos. Ele diminuiu a marcha, como se processasse a informação. Virou-se para mim e disse: “Entendi. O senhor tem razão”.
Tenho amigos que não leem e não frequentam livrarias. Não são pessoas primitivas ou despreparadas – apenas não têm a bênção de conviver com as palavras. Posso muito bem entendê-las porque também não tenho o menor interesse por automóveis, pela alta cozinha ou pelo mundo digital – nunca dirigi um carro,    acho que qualquer prato melhora com um ovo frito por cima e, quando me mostram alguma coisa num smartphone, vou de dedão sem querer e mando a imagem para o espaço. Nada disso me faz falta, assim como o livro e a livraria a eles.
No entanto, quando entro numa livraria, pergunto-me que outro lugar pode ser tão fascinante. São milhares de livros à vista, cada qual com um título, um design, uma personalidade. São romances, biografias, ensaios, poesia, livros de história, de fotos, de autoajuda, infantis, o que você quiser.
O que se despendeu de esforço intelectual para produzi-los e em tal variedade é impossível de quantificar. Cada livro, bom ou mau, medíocre ou brilhante, exigiu o melhor que cada autor conseguiu dar.
Uma livraria é um lugar de congraçamento*. Todos ali somos irmãos na busca de algum tipo de conhecimento. E, como este é infinito, não nos faltarão irmãos para congraçar.
Aliás, quanto mais se aprende, mais se vai às livrarias.
Lá dentro, ninguém nos obriga a comprar um livro. Mas os livros parecem saber quem somos e, inevitavelmente, um deles salta da pilha para as nossas mãos.

* Congraçamento: ato ou efeito de congraçar(-se); conciliação, reconciliação.

(Ruy Castro, Folha de S. Paulo, 07.12.2018. Adaptado. Fundação Vunesp: Prova oficial administrativo do Estado de São Paulo. 10/12/2019. Extraído de: https://www.amigosdolivro.com.br/2018/12/. Acesso em 15 jun 2020)

6. No texto acima, o autor começa seu texto
a) usando um argumento baseado em fatos reais.
b) usando um argumento baseado em dados estatísticos.
c) usando um argumento de autoridade sobre a leitura.
d) usando um exemplo de um leitor de texto jornalístico.
=> O autor inicia o texto relatando uma situação real vivida por ele alguns dias antes de escrever o texto. É uma situação exemplo, que serve para ilustrar o ponto de vista que ele pretende defender ao longo do texto.

7. Para convencer o motorista do táxi sobre a importância de se frequentar bibliotecas, o autor do texto disse ao taxista que passaria a usar:
a) somente transporte público.
b) apenas o seu carro particular.
c) outros taxistas da cidade.
d) aplicativos ao invés de  táxis.
=> O motorista diz que só comprava livros pela internet, não em livrarias. Assim, o autor diz que só iria usar o serviço de aplicativos de transporte em vez de táxis, para fazê-lo perceber o quanto é importante frequentar livrarias.

Leia o texto abaixo para responder às questões seguintes.
A legião on-line
Um dos temas de “O Romance Luminoso”, a obra póstuma e incrivelmente contemporânea de Mario Levrero, é o uso da internet como antidepressivo. Sem alcançar a tal experiência luminosa que lhe permitiria escrever um romance iniciado há 15 anos, o autor passa os dias em frente ao computador curtindo o fracasso. Baixa e elabora programas, joga paciência, busca sites ao acaso. Nas raras vezes em que desgruda da tela, recorre a outro vício: a televisão.
É um transtorno cada vez mais comum. Todo mundo conhece alguém que está sempre conectado; acorda e já olha o celular, o qual dormiu ao lado dele na cama; checa os aplicativos de cinco em cinco minutos; quando não está on-line, sente ansiedade, mau humor, angústia, tristeza. Os viciados em smartphones são uma legião.
Publicado em 2005, o livro de Levrero destaca-se não só pela atualidade mas também pelo caráter profético. A páginas tantas, o autor anota: “O mundo do computador já foi invadido pelos abjetos*, e quanto mais barato fica mais cresce a abjeção. Não porque os pobres sejam necessariamente abjetos, e sim porque as pessoas mais vivas usarão as maravilhas tecnológicas para embrutecer mais ainda os pobres”.
E conclui: “A internet tem mostrado, cada vez mais claramente, para que nasceu, e, com vistas a esse objetivo, será controlada por comerciantes e estadistas”. Isso nos leva, naturalmente, a pensar na relação das redes sociais com a empresa de dados políticos ligada à campanha presidencial de Donald Trump. Ou, em outro caso, sendo obrigadas a excluir contas por suspeita de fraude.
Esse cenário de disseminação de informações questionáveis – com o fim de manipular condutas –, mas que em geral têm aceitação, aprofunda mais ainda a abjeção diagnosticada por Levrero. Que tal passar mais tempo off-line?

*Abjeto: de abjeção → ato, estado ou condição que revela alto grau de torpeza, degradação.

(Alvaro Costa e Silva. Folha de S. Paulo, 11.08.2018. Adaptado. Fundação Vunesp: Prova para oficial administrativo do Estado de São Paulo. 10/12/2019. Disponível em: https://www.amigosdolivro.com.br/2018/12/. Acesso em: 15 jun 2020).

8. Neste texto, para tratar sobre os malefícios do uso da internet, o autor:
a) baseia-se principalmente em um livro publicado pelo escritor Levrero.
b) narra a sua experiência pessoal de um viciado em tecnologia.
c) compara as gerações atuais com as dos anos 80.
d) apresenta dados sobre os benefícios causados para os jovens.
=> O autor se baseia no livro "O romance luminoso", de Mario Levrero, para abordar as consequências negativas do uso excessivo da internet.

9. Ao final do texto, o autor convida o leitor:
a) A passar mais tempo na internet.
b) A ler mais livros físicos.
c) A usar menos a internet.
d) A jamais usar a rede mundial.
=> O autor termina o texto com a pergunta: "Que tal passar mais tempo off-line?", ou seja, ele sugere ao leitor ficar mais tempo fora da internet.

10. Imagine que você vai promover uma campanha na escola para o uso consciente da internet, pois sua turma fez uma pesquisa na sala de aula e constatou que muitos jovens passam mais de 6h por dia na internet e que isso lhes têm causado problemas. Que tal pensar em alguns passos possíveis para a realização desta campanha? Responda aos itens abaixo, de modo a fazer um esboço de um possível projeto na escola.
Respostas pessoais.
A seguir, damos sugestões.

Tema do projeto na escola: uso consciente da internet pelos jovens.

Objetivos do projeto:
Alertar os jovens sobre os riscos do uso excessivo da internet para sua saúde física e psicológica. 
Induzir os jovens a passarem menos tempo on-line e mais tempo off-line.

Qual o público-alvo do projeto?
Jovens, principalmente crianças e adolescentes.

De que modo a campanha seria realizada?
Com a elaboração de cartazes, infográficos e folhetos, mostrando as consequências negativas do uso exagerado da internet, com informações científicas e dados estatísticos.
Além disso, poderia ter cartazes mostrando outras opções de passar o tempo fora da internet. 
Os cartazes poderiam ficar nos corredores, no pátio ou nas salas de aula. E os alunos poderiam receber folhetos informativos.

Quantos alunos estariam envolvidos na execução do projeto?
Resposta pessoal.
Verifique a quantidade de alunos da sua turma e a disponibilidade de cada um.

A coordenação, professores e pais participariam da campanha? Como?
Sim, é essencial que os funcionários da escola e os pais estejam envolvidos, pois eles podem ajudar na elaboração dos cartazes e dar dicas aos jovens de outras atividades off-line.

Durante quanto tempo irá durar a campanha.
Resposta pessoal.
Fica a seu critério decidir se a campanha durará uma semana, um mês, etc.

Quais os materiais seriam utilizados nesta campanha?
Vocês poderiam utilizar cartazes, infográficos, colagens, folhetos e até mesmo vídeos na campanha.

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