quarta-feira, 5 de agosto de 2020

AAP - LÍNGUA PORTUGUESA - 2° ANO - 2° BIMESTRE - 2020

AAP - LÍNGUA PORTUGUESA - 2° ANO - 2° BIMESTRE - 2020


Questão 01 - O autor defende a tese de que “A higiene é uma ação preventiva para várias doenças”. Para isso ele utilizou o argumento de:
(A) “Trabalhando na qualidade de vida e investindo tecnologia em prol dos bons hábitos de higiene, empresas como a Fiorucci, se preocupam com a qualidade de vida e a saúdo corporal das pessoas.”.
B) “Médicos e especialistas da área da saúde afirmam que a higiene pessoal previne a ocorrência de doenças infecciosas, como por exemplo, vermes, protozoários, bactérias e vírus que causam diarreia, gripe ou resfriado”.
C) “Segundo eles, o hábito de manter os cuidados com a higiene pessoal deve ser introduzido desde cedo na vida das pessoas, de preferência quando criancinhas, pois assim será mantido por toda a vida”.
D) “Hábitos simples como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes estão entre as principais atitudes preventivas para o bem-estar”.
E) “As mãos devem ser lavadas antes e depois de ir ao banheiro, antes de cozinhar e de ingerir alimentos e após chegar em casa de atividades na rua.”
=> O autor utiliza um argumento de autoridade, recorrendo a especialistas no assunto para fundamentar sua tese de que a higiene é uma ótima medida para se evitar certas doenças e ter uma melhor saúde.

Questão 02 - Em “Além das mãos, limpar debaixo das unhas é de grande importância e também colabora para a higiene pessoal”, a conjunção destacada introduz uma ideia de:
(A) explicação.
(B) conclusão.
(C) adição.
(D) condição.
(E) comparação.
=> A conjunção "além" indica um acréscimo, uma adição de informações.

Questão 03 - O termo em destaque - prevenção - no 3º parágrafo do texto pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por:
(A) preparar.
(B) evitar.
(C) garantir.
(D) reparar.
(E) manter.
=> Prevenir tem sentido semelhante a evitar. Veja como ficaria o texto com a substituição:
"...é importante para evitar fungos e bactérias"


Questão 04 - Considera-se que os textos:
(A) revelam as reações das personagens causadas pela timidez.
(B) exibem as situações enfrentadas pelas professoras nas escolas.
(C) informam fatos históricos sobre amores vividos na fase juvenil.
(D) descrevem os lugares onde acontecem as experiências dos meninos.
(E) narram sobre a paixão vivida por um menino em fase escolar.
=> No primeiro texto, o personagem principal fica desconcertado depois de receber um bilhete de amor na sala de aula, mas não sabe como reagir devido à timidez que o desencorajava.
No segundo texto, também é a timidez que impede o personagem principal de falar e expor sua opinião diante dos colegas de classe.

Questão 05 - No Texto I, Pitu sentiu-se perturbado porque:
(A) era tímido e não se encorajava a olhar para traz.
(B) estava com um bilhete e não fazia ideia do que se tratava.
(C) recebeu a revelação que esperava da menina que gostava.
(D) dispersou a atenção sobre o que a professora explicava no mapa.
(E) encontrou um bilhete, ao guardar os materiais embaixo da carteira.
=> O que causou a perturbação em Pitu foi o bilhete de amor encontrado embaixo da carteira. O trecho deixa bem claro que ele não esperava a revelação contida no bilhete. Por isso, ficou vermelho e inquieto por olhar para traz, mas a timidez o impedia de fazer isso.


Questão 06 - Em “ – Por que não vai ver se estou na esquina?”, a expressão popular possui um o sentido irônico de:
(A) desviar a atenção do texto.
(B) reconhecer que está na esquina.
(C) distanciar a pessoa com que se fala.
(D) desenvolver o assunto a ser tratado.
(E) orientar a personagem sobre o que deve fazer.
=> A expressão popular "vai ver se eu estou na esquina" não é um pedido para alguém ir de fato na esquina, mas sim uma indicação para a pessoa se afastar e parar de incomodar.


Questão 07 - Assinale os versos em que o eu lírico faz um protesto contra a guerra, revelando uma postura humanitária.
(A) “E lembre-se sempre que:/Deus está do lado de quem vai vencer.”
(B) “Pra que exportar comida se as armas/Dão mais lucros na exportação?”
(C) “Mais uma guerra sem razão/Já são tantas as crianças/Com armas na mão.”
(D) “Que belíssimas cenas de destruição/Não teremos mais problemas/Com a superpopulação.”
(E) “Uma guerra sempre avança a tecnologia/Mesmo sendo guerra santa/Quente, morna ou fria.”
=> Nesse verso, o eu lírico deixa claro (sem ironias) sua postura contrária à guerra, pois não vê sentido num conflito armado ("guerra sem razão"). Sua postura humanitária se revela pela preocupação com as crianças, que entram em contanto logo cedo com a violência ("com armas na mão").

É importante deixar claro que nos versos em que o eu lírico "elogia" a guerra, na verdade ele a está criticando também. É um recurso irônico do texto.


Questão 08 - O tema da charge é:
(A) o alto custo doméstico do uso da água.
(B) o uso de mangueira para lavar calçadas.
(C) a mania de limpeza de algumas pessoas.
(D) a falta de consciência na utilização da água.
(E) o conflito entre moradores do mesmo bairro.
=> Falta bem senso à mulher representada na charge, que utiliza água desnecessariamente para lavar a calçada.

Questão 09 - Em “Mas pelo jeito tá faltando muito bom senso!”, a pontuação causa o efeito de:
(A) dúvida.
(B) humor.
(C) entusiasmo.
(D) indignação.
(E) preocupação.
=> O ponto de exclamação foi utilizado para ressaltar a indignação do personagem diante do desperdício de água.


Questão 10 - Para defender a tese do texto – as práticas humanas estão intensificando o efeito estufa – o autor utiliza o argumento de que:
(A) a Revolução Industrial não está relacionada ao aquecimento global.
(B) o aquecimento global não deve sequer ser motivo de discussão.
(C) a remoção das áreas verdes provoca um desiquilíbrio climático.
(D) a temperatura do planeta se elevará em mais 4ºC nesse século.
(E) a Floresta Amazônica fornece muita umidade para a atmosfera.
=> Por que as práticas humanas estão intensificando o efeito estufa?
Porque são os seres humanos os responsáveis pela poluição, queimadas e desmatamento, que causam o efeito estufa.
Por exemplo, a destruição das áreas verdes causa desequilíbrio climático, já que a vegetação controla as temperaturas e o regime de chuvas.

O argumento está na opção que traz uma prática humana.



Questão 11 - Em “O racismo reforça a violência que existe no Brasil”, o vocábulo indivíduo pode ser substituído por:
(A) cidadão.
(B) violência.
(C) sociedade.
(D) população.
(E) divulgação.
=> "De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo cidadão tem direito à vida..."


Questão 12 - No texto, constata-se que:
(A) as personagens eram responsáveis por uma rádio.
(B) o pai não ouvia nenhum dos discos que comprava.
(C) a família levava verduras para vender na feira.
(D) o meio de transporte mais utilizado era o avião.
(E) as lindas praias ficavam distantes da cidade.
=> O trecho que comprova a resposta: "...meu pai comprava montanhas de gravações dos clássicos, que ele próprio se recusava a ouvir.."

Questão 13 - O autor do texto faz um recorte de algumas sociedades que não acompanhavam a evolução do tempo e o progresso, há indícios da presença desses valores em:
(A) as geringonças modernas que surgiam eram desinteressantes.
(B) as informações chegavam rapidamente às cidades brasileiras.
(C) os homens eram os únicos que podiam conduzir automóveis.
(D) a televisão já estava inserida em todas as residências do país.
(E) os jovens já enfrentavam os adultos de forma desrespeitosa.
=> O texto deixa claro que as mulheres não podiam dirigir automóveis, um sinal do retrocesso em que aquela sociedade vivia.
As outras informações nos outros itens não se verificam no texto.


Questão 14 - A leitura dos textos permite afirmar que:
(A) os Textos I e II exibem o fim do uso do trem e suas consequências para as pessoas.
(B) o Texto I aborda as rodovias de Minas Gerais e o Texto II as ferrovias do sudeste.
(C) o Texto I difere do Texto II ao tratar do clima bucólico do Estado de Minas Gerais.
(D) os Textos I e II tratam das relações entre as pessoas e seu local de nascimento.
(E) os Textos I e II demonstram o progresso das linhas férreas do interior brasileiro.
=> Os dois textos debatem o contraste entre tradição e modernidade por meio da figura do trem ou "maria-fumaça".
Os trechos "maria-fumaça não canta mais" (texto I) e "a morte do trem" (texto II) deixam claro o fim do uso do trem nessas regiões do interior do Brasil. O fim do uso desses meios de transporte trouxe tristeza, solidão e pobreza para aquelas cidades e pessoas.


Questão 15 - Em “Enquanto o relógio / Piscava seus olhos na rua”, a figura de linguagem presente é a:
(A) personificação.
(B) metonímia.
(C) gradação.
(D) assonância.
(E) aliteração.
=> Personificação é a atribuição de características e ações humanas a seres inanimados ou irracionais. No verso acima, o relógio (que é um objeto inanimado) tem olhos e é capaz de piscá-los, tal qual um ser humano ou animal.


Questão 16 - No verso “As ondas são anjos que dormem no mar”, há uma figura de linguagem denominada:
(A) comparação.
(B) personificação.
(C) metonímia.
(D) metáfora.
(E) antítese.
=> Nesse verso, há uma comparação implícita entre ondas e anjos. Assim, foi construída uma metáfora, pois as características do anjo foram transferidas para as ondas, talvez pelas semelhanças de cor, formas e movimentos.

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